7 formas de usar o smartphone que te deixam mais feliz

Em estudo, todos os grupos etários e sociais entrevistados disseram que seus smartphones lhes proporcionam mais alegria que ansiedade

Os smartphones costumam ser muito criticados, e não é por menos. Ficamos digitando neles em lugar de falar com nossos amigos, dormimos com eles em vez de dormir com pessoas e deixamos momentos cruciais da vida passar em brancas nuvens porque estamos de olhos fixos nas telinhas.

Mas, em um estudo recente feito pela New York Magazine, todos os grupos etários e sociais entrevistados, desde jovens urbanóides descolados até pais de crianças pequenas, disseram que seus smartphones lhes proporcionam mais alegria que ansiedade.

Então, qual é o veredito? Seu smartphone é benéfico ou nocivo? Tudo depende de como você o usa. Veja sete formas de usá-lo e ficar mais feliz:

Ligue para alguém.

Lembra o tempo em que, se você quisesse saber como estava sendo o dia de seu amigo, tinha que telefonar para ele? Seu smartphone também pode fazer isso. Fazer um troca-troca de torpedos pode parecer o suficiente, mas Sherry Turkle, psicóloga do MIT, constatou que quando usamos mensagens de texto em vez de falar ao telefone, somos “desonestos” com nossos relacionamentos.

De acordo com a Time, Turkle disse as mensagens de texto “não representam plenamente a complexidade e as sutilezas da comunicação humana. São essas as coisas que levam a relacionamentos melhores.”

Melhor ainda, use o FaceTime.

Se você telefona mais do que manda SMS, já está indo bem.

Como Jeffrey Kluger escreveu na Time, os americanos na faixa dos 18 aos 29 anos enviam e recebem 88 mensagens de texto por dia, em média, e 17 ligações telefônicas.

Mas FaceTime e Skype são opções ainda melhores.

Estudos revelam que precisamos de relacionamentos íntimos para sermos felizes.

Embora passar tempo cara a cara com outra pessoa seja a melhor maneira de criar e manter uma ligação real, poder ver o rosto da pessoa numa tela é a segunda melhor.

(Getty Images)

Baixe apps alegres.

É claro que não faltam apps que são uma pura perda de tempo –estou falando de você, Angry Birds –, mas os apps também podem melhorar sua qualidade de vida.

Recomendamos fortemente tirar seus aparelhos eletrônicos do quarto todas as noites, mas, se você faz questão de ficar com seu smartphone por perto, experimente descarregar um app para dormir.

Dormir mais e com sono de melhor qualidade pode beneficiar nossa saúde e felicidade, por isso experimente o SleepCycle, SleepBot ou Sleep As Android.

Outras sugestões incluem Embark e MetroNap, que podem ajudar a aliviar o estresse das horas passadas no transporte público indo e vindo do trabalho (e ajudá-lo a dormir mais), o Yelp e o OpenTable.

Ah, e sempre é útil contar com as opiniões de outros na hora de tomar decisões fundamentais para a vida – como onde almoçar, por exemplo. E não se esqueça do Google Maps: sempre é bom saber para onde vamos.

Use seu smartphone para ficar em forma.

(Getty Images)

Todo o mundo tem suas metas de fitness. O smartphone pode ajudá-lo a alcançar suas metas mais rapidamente.

O uso de apps de fitness pode ajudá-lo a aprimorar sua malhação, o que produzirá mais endorfinas, as substâncias químicas da felicidade liberadas por nosso cérebro quando fazemos exercícios.

Experimente descarregar os apps Endomondo e Runtastic. Eles vão calcular sua quilometragem diária e o animarão enquanto você corre.

Tire uma “microfolga”.

Não há dúvida de que passar o dia todo no smartphone fará seu dia ser pouco produtivo, mas um estudo constatou que tirar folgas pequenas – que, somadas, deem uns 20 minutos – com seu smartphone durante seu dia de trabalho pode deixá-lo mais feliz.

“Constatamos que o estresse dos funcionários se reduz quando podem dar um descanso breve para a cabeça”, disse Sooyeol Kim, estudante de doutorado da Kansas State University.

Deixe o smartphone ensinar você a meditar.

Você é uma dessas pessoas que não conseguem meditar, por mais que tentem? Com o grande número de apps de meditação que existe por aí, talvez você finalmente consiga curtir os muitos benefícios dessa prática.

Experimente descarregar o Headspace, Calm.com ou MindBody Connect e prepare-se para dizer adeus ao estresse que o oprime.

As mídias sociais podem deixá-lo mais feliz.

Passar horas vendo seu feed no Facebook e sentindo inveja da vida dos outros realmente não é nada saudável, mas estudos sugerem que as mídias sociais também podem elevar nossa felicidade.

O professor Jeff Hancock, da universidade Cornell, descobriu que, em exercícios tradicionais de autoafirmação, os estudantes se sentem “mais amados e mais dignos de amor” depois de visitar seus perfis no Facebook do que antes.

Desde que não esteja exagerando na dose, você pode começar a ver seus apps de mídia social como amigos, não inimigos.

Para levar a coisa ao próximo nível, descarregue o Happier, um app que não apenas o ajudará a expressar sua gratidão mais regularmente como o conectará com uma comunidade positiva, de apoio.

(Divulgação)

Há uma razão pela qual comunidades como “W’burg Hipsters” e “Playground Parents” disseram que seus smartphones lhes trazem alegrias.

Usado da maneira certa, o smartphone é uma maneira divertida de passar alguns minutos de lazer, facilitar sua vida e conectar-se com as pessoas.