6 dicas para bombar seu canal no YouTube

O Google reuniu grandes canais de games do YouTube nesta sexta-feira (24) para debater sobre o conteúdo de jogos na plataforma

O Google reuniu grandes canais de games do YouTube nesta sexta-feira (24) para debater sobre o conteúdo de jogos na plataforma. Na primeira apresentação do dia, Alessandro Sassaroli, gerente de parcerias do Youtube Brasil, falou sobre formas de aumentar a popularidade dos canais.

Apesar de destinada aos gamers, a palestra tem dicas que podem ser aproveitadas por qualquer um que publique vídeos no YouTube. Confira:

1 – Invista em SEO: usar as palavras corretas no título e  na descriçao do vídeo fará com que ele seja mais facilmente encontrado. “O Google é a maior plataforma de buscas do mundo. Mas o Youtube é a segunda maior”, diz Sassaroli. “Crie titulos amigáveis e deixe seu conteúdo pronto para as buscas”.  Outra dica para melhorar o SEO é trabalhar em uma rede de links na web que apontem para o seu canal. Quanto mais referências externas apontam para um conteúdo, mas bem colocado ele fica nas buscas. “Mapeie possíveis parceiros, sites e blogs que falem de um assunto similar ao seu. Ofereça algum tipo de parceria para eles exibirem seu vídeo”.

2 – Seja social: divulgue seu vídeo em outras redes sociais. Comunidades no Facebook, por exemplo, são uma boa forma de encontrar pessoas com interesse específico no seu conteúdo.  Em redes sociais de fotos, especificamente, evite usar um thumbnail ou print do vídeo. “Prefira uma imagem de bastidor, da gravaçao ou do equipamento”, diz Sassaroli. A ideia é postar algo que instigue o usuário a ir ao seu canal. “Também vale lembrar que o proprio YouTube é uma rede social. Qualquer interação com os usuários é válida”, diz Sassaroli. Responda comentários ou peça sugestões.

3 – Invista em qualidade:  “Vídeos têm que ter começo, meio e fim. Faça um roteiro, tome cuidado com a qualidade da luz e do audio”, diz Sassaroli.

4 – Tenha uma rotina:  “Acostume o usuário a vídeos sempre no mesmo horário ou dia. Avise, no banner do seu canal, quando haverá vídeos novos. Isso faz com que a pessoa volte com frequência e acabe se inscrevendo”

5 – Tenha um público alvo definido: Crianças? Casais entre 20 e 40 anos? Adolescentes? Saber quem é a sua audiência é fundamental para criar conteúdo relevante.

6 – Colabore com outros canais: Além de divulgar outros vídeos, pense em formas de colaboração com pessoas que falam de assuntos semelhantes ou mesmo completamente diferentes. “Um canal de cozinha pode fazer um vídeo com alguém de games, por exemplo, para mostrar alimentos que aparecem em jogos. E isso é só um exemplo. Ou o pesssoal de games pode usar a infraestrutura de um canal de cozinha para mostrar qual lanche prepara para virar a madrugada