Procon dá dicas para sair do vermelho e reorganizar o orçamento

Cartilhas e palestras sobre finanças pessoais incluem programas de apoio a pessoas que perderam totalmente o controle de sua vida financeira

Segundo a Serasa Experian, o país tem 61 milhões de inadimplentes, recorde na série histórica da empresa de cadastro de crédito.

Independentemente do fator que levou o consumidor a esta situação ou mesmo sua condição atual, a Fundação Procon-SP divulgou nota informando algumas cartilhas, palestras e atendimento que podem ajudar os endividados a equilibrar sua situação financeira.

São cartilhas e palestras sobre finanças pessoais, que incluem programas de apoio a pessoas que perderam totalmente o controle de sua vida financeira, os superendividados.

O portal Arena do Pavini também tem um e-book grátis com orientações financeiras para sair das dívidas.

Cartilhas do Procon

5 Ações para quitar suas dívidas e sair do vermelho: dicas de como se organizar, controlar e regularizar sua situação junto aos órgãos de proteção ao crédito sem ter que contratar uma empresa que presta este tipo de serviço.

Orçamento doméstico: orienta como economizar em várias situações como, por exemplo, no supermercado, na utilização de água, energia e telefone e a fazer uma tabela de controle financeiro.

Palestras

Orientação financeira: palestra gratuita, ministrada uma vez por mês, que aborda de forma prática e didática, incluindo dicas, os seguintes assuntos: importância da educação financeira; como fazer um orçamento; sugestão de planilha; tipos de crédito; endividamento; cadastro de proteção ao crédito; regularização de cheques sem fundos; consumismo e aspectos emocionais do consumo.

Dívidas e Dúvidas: ministrada pelo Núcleo de Tratamento do Superendividamento, esta palestra, também gratuita, tem como objetivo sanar as principais dúvidas dos consumidores com relação às suas dívidas, apontando caminhos que possibilitarão a solução dos problemas financeiros, bem como dicas e orientações para manter o equilíbrio financeiro.

Atendimento

Programa de Apoio ao Superendividado – PAS: ação que tem como objetivo auxiliar os consumidores superendividados, orientando e promovendo a renegociação de dívidas com os seus credores.

O Programa atende à pessoa física, maior de idade e capaz, com um mínimo de disponibilidade financeira, desde que constatada a condição de superendividado pelos especialistas do PAS, que tenham dívidas vencidas ou a vencer decorrentes de empréstimos, financiamentos, contratos de crédito ao consumo, prestação de serviços, aquisição de produtos, independente do total das dívidas.

Este conteúdo foi originalmente publicado no blog Arena do Pavini.