Preço médio do aluguel é o mesmo de três anos atrás

Índice FipeZap de Locação mostra que, em três anos, a queda real do aluguel, descontando a inflação, foi de 22,2%

São Paulo – O preço médio do metro quadrado anunciado para locação em agosto foi de 30,13 reais, segundo o Índice FipeZap de Locação, que acompanha a variação do aluguel em 11 cidades brasileiras. Esse é o mesmo valor registrado em abril de 2013.

Nesses três anos, a queda real do aluguel, ou seja, a variação já descontada a inflação no período, foi de 22,2%. Nos últimos 12 meses, essa queda foi de 12,73%, e todas as cidades monitoradas pelo índice mostraram resultados inferiores à inflação.

Isso significa que os preços estão favoráveis para locatários e que o seu poder de barganha para negociar com proprietários de imóveis está maior.

Sem descontar o aumento generalizado dos preços, o valor médio de locação registrou queda de 4,9% nos últimos 12 meses e de 2,8% desde o início do ano. De julho para agosto, os preços ficaram praticamente estáveis, com queda de apenas 0,37%.

Veja o comportamento dos preços de aluguel em cada uma das 11 cidades pesquisadas pelo Índice FipeZap de Locação, nos últimos 12 meses encerrados em agosto:

//e.infogr.am/js/embed.js?4n2

Confira também a variação dos preços em 2016 e no mês de julho:

//e.infogr.am/js/embed.js?eGS

Veja o preço médio de locação do metro quadrado anunciado em cada cidade em julho:

//e.infogr.am/js/embed.js?Iv4