Os carros mais seguros do Brasil, segundo o Cesvi

Ranking mostra quais veículos têm mais itens de segurança para evitar acidentes ou minimizar danos aos passageiros e pedestres em colisões

São Paulo – O Ford Focus Hatch Titanium Plus 2.0 AT é o carro mais seguro entre os mais vendidos no Brasil, de acordo com o Índice de Segurança divulgado pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária da Mapfre (Cesvi).

Criado em 2008, o Cesvi atualizou a metodologia do índice, já que desde então itens como o sistema de freios ABS e o airbag se tornaram obrigatórios, a alta tecnologia chegou aos veículos e o consumidor ficou mais exigente.

Na nova versão do estudo, os veículos são classificados numericamente e por estrelas. Os dois critérios facilitam a comparação entre os modelos, já que mesmo que dois veículos empatem na classificação por estrelas, eles serão diferentes na pontuação numérica.

Quanto menor for o número da nota (entre 10 e 60), melhor a classificação. Já na pontuação por estrelas, (de 1 a 5), quanto mais estrelas, melhor é a posição do carro no ranking.

A pontuação de cada veículo é baseada em seu desempenho em cinco grupos básicos de equipamentos de segurança: Seguranças Ativa e Passiva; Assistências à Condução e a Segurança e Proteção ao Pedestre.

O ranking inclui os veículos mais vendidos em 2015, de acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Fazem parte do estudo 293 versões de 58 veículos, fabricados por 14 montadoras. Essa amostra representa cerca de 90% dos veículos novos comercializados no ano passado.

Veja abaixo os veículos mais bem classificados no Índice de Segurança elaborado pelo Cesvi Brasil:

1º lugar: Ford Focus Hatch Titanium Plus 2.0 AT

Ford Focus Titanium Hatch

Ford Focus Titanium Hatch (Ford/Divulgação)

Índice: 22

Estrelas: 4

2º lugar: Jeep Renegade Limited Edition

Jeep Renegade Limited

Jeep Renegade Limited (Jeep/Divulgação)

Índice: 23

Estrelas: 4

3º lugar: Ford Ranger Limited 3.2 Diesel 4×4 AT

size_590_16_9_ford-ranger-limited-2017.jpg

Índice: 25

Estrelas: 4

4º lugar: Jeep Renegade 1.8

7 - Renegade

Renegade (Divulgação/Divulgação)

Índice: 25

Estrelas: 4

5º lugar: Jeep Renegade Longitude

Jeep Renegade Longitude

Jeep Renegade Longitude (Jeep/Divulgação)

Índice: 25

Estrelas: 4

6º lugar: Jeep Renegade Sport

Jeep Renegade

(Divulgação)

Índice: 25

Estrelas: 4

7º lugar: Jeep Renegade Sport 75 anos

Jeep Renegade 75 anos

Jeep Renegade 75 anos (Jeep)

Índice: 25

Estrelas: 4

8º lugar: Jeep Renegade Trailhawk

Jeep Renegade Trailhawk

Jeep Renegade Trailhawk (Jeep)

Índice: 27

Estrelas: 4

9º lugar: Ford Focus Hatch SE Plus 1.6

Ford Focus SE

Ford Focus SE (Ford/Divulgação)

Índice: 27

Estrelas: 4

10º lugar: Ford Focus Hatch SE Plus 2.0 AT

41 - Focus

Focus (Divulgação/Ford)

Índice: 27

Estrelas: 4

11º lugar: Ford Ranger XLT 3.2 Diesel 4×4 AT

Ford Ranger

Ford Ranger (Divulgação)

Índice: 28

Estrelas: 4

12º lugar: Volkswagen Golf GTI 2.0 TSI

Novo Volkswagen Golf GTI 2.0 TSI Automático DSG

Volkswagen Golf GTI 2.0 TSI Automático DSG (Divulgação/Sala de imprensa Volkswagen)

Índice: 28

Estrelas: 4

13º lugar: Honda Civic Touring

Honda lança linha 2016 do Civic

Honda lança linha 2016 do Civic (Divulgação)

Índice:29

Estrelas: 4

14º lugar: Ford Ranger Limited 2.5 Flex – MT

Ford Ranger Limited 2017

Ford Ranger Limited 2017 (Marco de Bari/ Quatro Rodas)

Índice: 29

Estrelas: 4

15º lugar: Ford Ranger XLS 2.2 Diesel 4×4 – MT

Ford Ranger

Ford Ranger (Divulgação)

Índice: 29

Estrelas: 4

16º lugar: Honda Civic EX

9. Honda Civic

Honda Civic (Quatro Rodas)

Índice: 29

Estrelas: 4

17º lugar: Honda Civic EXL

8º lugar: Honda Civic

8º lugar: Honda Civic (Divulgação)

Índice: 29

Estrelas: 4

18º lugar: Honda Civic Sport

original_honda-civic-sport-1-design-e-o-ponto-forte-da-10a-geracao-do-civic.jpeg

Índice: 29

Estrelas: 4

19º lugar: Ford Ecosport FreeStyle PLUS 1.6 AT

Ford Ecosport

Ford Ecosport (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Índice: 29

Estrelas: 4

20º lugar: Ford Ecosport Titanium 2.0 AT

Ford EcoSport Titanium

Ford EcoSport Titanium (Divulgação/Ford)

Índice: 29

Estrelas: 4

21º lugar: Ford Focus Hatch SE Plus 1.6

Ford Focus 2013

Ford Focus (Divulgação)

Índice: 29

Estrelas: 4

Metodologia

No grupo Segurança Ativa são avaliados equipamentos que buscam evitar acidentes, como sistemas de antitravamento das rodas (ABS) e de assistência à frenagem (BAS); distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e controles eletrônicos de estabilidade (ESC) e de tração (TCS).

Em Segurança Passiva, que tem como objetivo amenizar os ferimentos aos ocupantes em acidentes, 18 itens são analisados, incluindo barras de proteção lateral, acessório para retenção de crianças no banco traseiro, encosto de cabeça para todos os ocupantes e airbags.

A Assistência à Condução reúne um grupo de equipamentos que auxiliam o motorista na condução do veículo. Entre os 16 itens analisados, estão detectores de faixa (sistema que alerta o motorista em caso de sonolência ou distração ao sair repentinamente de uma faixa), desembaçador traseiro e limitador de velocidade.

Em Assistência à Segurança foram avaliados cinco equipamentos que alertam o motorista sobre as condições de uso do veículo: alerta de desativação de airbag, de uso de cinto de segurança e detector de fadiga.

No grupo Proteção ao Pedestre são avaliados componentes que buscam amenizar ferimentos em caso de atropelamento, como capô ativo (sistema que aciona as dobradiças do capô), barras de proteção (localizadas na região dianteira dos veículos) e airbag para pedestres.

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Deveriam avaliar itens que causam insegurança também. Como os câmbios powershift da Ford. É só entrar em fóruns que existe vários relatos de pessoas que quase sofreram acidentes por falhas deste dispositivo e ao que tudo indica será descontinuado.

    1. Gabriell Corretor

      Exatamente! Além do Focus, o Renegade também têm tido problemas serios de embreagem na versão com cambio manual e de direção travar na versão Diesel. A Eco Sport têm diversas ocorrências no cambio powershift que é o mesmo do Focus, além de problemas na injeção que pode gerar incêndio.

  2. RJmauinho Marinho Augusto

    Ainda assim fico com meu chevettinho

  3. Moizes Tomaz

    Só resta saber quanto a Ford e a Jeep pagou pra ser tao bem avaliada assim uma piada essa cesvi