Aguarde...

Feriados | 22/12/2013 07:00

Veja os horários de funcionamento dos bancos no fim do ano

Agências não oferecem atendimento ao público no Natal, na Véspera de Ano Novo e no dia 1º de janeiro; para Véspera de Natal, há esquema especial

Stock.xchng

Relógio de bolso

Relógio: no dia 24, agências bancárias atenderão apenas na parte da manhã

São Paulo - Neste fim de ano, os bancos funcionarão em horários especiais, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

No dia 24 de dezembro, Véspera de Natal, os bancos poderão atender o público em horários especiais, de no mínimo duas horas de duração. Segundo a Febraban, as agências localizadas em estados que seguem o horário de Brasília vão funcionar de 9h às 11 horas.

São eles: Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal.

As agências localizadas nos demais estados vão atender o público de 8h às 10h no dia 24, seguindo o horário local. Já as agências localizadas em estados com diferença de três horas em relação a Brasília vão atender o público das 7h às 9 horas.

Os bancos não terão atendimento ao público nos dias 25 e 31 de dezembro, nem no dia 1º de janeiro.

Como alternativa às agências, os clientes bancários poderão usar os canais alternativos de atendimento, como caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercado e outros estabelecimentos comerciais credenciados).

Mesmo durante os feriados, caixas eletrônicos e internet banking funcionarão normalmente.

Pagamento de contas

As contas de consumo (como água, luz, telefone e TV a cabo) e os carnês que vencerem nas datas em que as agências não funcionam podem ser pagas no próximo dia útil, como o dia 26 de dezembro e 2 de janeiro.

Os tributos já costumam estar com a data ajustada para o calendário de feriados municipais, estaduais e federais.

Contas com códigos de barras podem ser pagas nos caixas automáticos ou correspondentes bancários. O pagamento de contas também pode ser agendado, se o cliente assim o preferir.

Clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão agendar ou pagar por meio de Débito Direto Autorizado (DDA) seus boletos bancários.

Veja os serviços que podem ser utilizados em cada canal bancário alternativo (aqueles marcados com um X são os serviços disponíveis):

Operação bancária CAIXA ELETRÔNICO BANCO 24 HORAS INTERNET APP CELULAR CENTRAL DE ATENDIMENTO CORRESPONDENTE DDA DÉBITO AUTOMÁTICO
Pagamentos* X X X X X X X X
Saques Conta Corrente / Poupança X X -- -- -- -- -- --
Consulta a Saldo / Extratos X X X X X -- -- --
Depósitos X -- -- -- -- X -- --
Transferências X X X X X -- -- --
Contratações** X X X X X -- -- --
Recebimento de Benefícios X -- -- -- -- X -- --
Talões de Cheques X -- X -- X -- -- --
Bloqueio / Desbloqueio de Cartões X -- X -- X X -- --
Investimentos X -- X X X -- -- --
Recarga de Celular X X X X -- X -- --

*Pagamentos de contas e tributos a vencer. Pagamentos em atraso deverão ser efetuados no banco emissor do título, ou conforme orientação de cobrança.
**Contratação de produtos, serviços e linhas de crédito. Disponível conforme linha de produtos e serviços de cada banco.

Fonte: Febraban

Comentários  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados