Aguarde...

Carros | 18/11/2011 14:36

Veja o valor do IPVA 2012 em São Paulo

Secretaria de Fazenda divulgou tabela do valor venal dos veículos, que teve redução este ano

Stock.Xchange

Carros estacionados

IPVA ficará 3,34% mais barato para carros no ano que vem

São Paulo - Os donos de veículos em São Paulo pagarão menos IPVA em 2012. A Secretaria de Fazenda do Estado divulgou, nesta sexta-feira, a tabela com os valores venais de veículos, utilizada para cálculo do imposto. De acordo com os valores levantados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), os preços registraram queda nominal de 3,75%.

A maior queda de preços ocorreu nos preços de motos e similares, com recuo de 5,56%. Já os carros usados tiveram redução de preço de 3,34%, seguido dos utilitários, com menos de 3%. A pesquisa baseou-se nos valores de mercado de setembro de 2011. A partir de segunda-feira, será possível consultar o valor exato do IPVA pelo site da Secretaria de Fazenda, bastando, para isso, digitar o número do Renavam.

Anexo I - Tabela de valores para cálculo do IPVA 2012

A tabela também está disponível aqui. Para navegar por ela, basta clicar nos botões "próximo" e "anterior" no pé da página.

As alíquotas do IPVA permanecem inalteradas: 4% sobre o valor venal para os veículos movidos a gasolina ou flex e para as picapes de cabine dupla; 3% para os veículos que rodem exclusivamente com etanol, eletricidade ou gás, ainda que combinados entre si; e 2% para utiliários, ônibus, micro-ônibus e motos.

Quem efetuar o pagamento do imposto em cota única em janeiro terá desconto de 3%. O IPVA também pode ser parcelado em três vezes, sem desconto, nos meses de janeiro, fevereiro e março. A partir da segunda quinzena de dezembro, os proprietários de veículos começam a receber o lembrete de vencimento do imposto. Quem utilizou os créditos da Nota Fiscal Paulista para abater o IPVA 2012 pode conferir a redução no aviso de vencimento. Veja aqui a tabela de datas de vencimento do IPVA 2012.

O IPVA pode ser pago na rede bancária autoriada, nas casas lotéricas, em correspondentes bancários, via internet ou telefone. Quem deixar de recolher o imposto pagará multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na Selic. Depois de 60 dias, a multa fixa-se em 20% do valor do imposto, além de o contribuinte ficar impedido de licenciar o veículo, que fica sujeito a apreensão.

Comentários  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados