Aguarde...

Capitalização da Petrobras | 08/09/2010 16:36

Vale a pena usar o FGTS para comprar de ações da Petrobras

Baixa rentabilidade do fundo de garantia torna uso de recursos para a compra de papéis da estatal um bom negócio no longo prazo

Segundo especialistas, usar o FGTS na compra de papéis da estatal vale a pena

Segundo especialistas, usar o FGTS na compra de papéis da estatal vale a pena

São Paulo - Para os trabalhadores que possuem recursos depositados no FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e têm o direito de utilizá-los na capitalização da Petrobras, essa é uma grande oportunidade, segundo especialistas. O grande empecilho são as restrições impostas pelo governo para o saque do dinheiro. Somente quem comprou ações da Petrobras em 2000 com o FGTS e manteve esses papéis em carteira ao menos até 30 de junho de 2010 poderá utilizar agora parte do que possui depositado no fundo para comprar mais ações.

Se é esse o seu caso, é preciso ficar atento aos prazos da operação. A reserva dos papéis começa na próxima segunda-feira (13 de setembro) e se encerra no dia 16. Até 30% do saldo que o trabalhador possui no FGTS pode ser utilizado para a compra de novos papéis. Outra restrição é que a quantidade de ações compradas não pode ultrapassar os investimentos já detidos em papéis da Petrobras.

Para participar da capitalização da estatal, o trabalhador precisa entrar em contato com o gestor do fundo de ações da estatal do qual já é cotista, apresentar o extrato do FGTS e solicitar a nova aplicação de recursos. A transação deve ser concretizada apenas no dia 29 de setembro.

Segundo a Caixa Econômica Federal, banco que administra os recursos depositados no FGTS, o trabalhador só poderá resgatar o dinheiro aplicado na Petrobras 12 meses após o início do investimento. Mesmo após esse período, o dinheiro resgatado não virá diretamente para o bolso do trabalhador. Os recursos voltarão ao FGTS e só podem ser sacados em determinadas condições.

O regulamento do fundo prevê, por exemplo, que um trabalhador com carteira assinada demitido possa resgatar o dinheiro depositado no FGTS. Da mesma forma, alguém que queira comprar o primeiro imóvel na cidade onde mora pode usar o saldo do FGTS para abater valor a ser pago ao vendedor

Comentários (0)  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados