Aguarde...

Previdência | 09/01/2012 16:11

Teto da aposentadoria do INSS sobe para 3.912,20 reais

Esse é o valor máximo que será recebido do governo por trabalhadores da iniciativa privada aposentados

Stock.xchng

Aposentadoria

Praia: quem quer apenas relaxar após a aposentadoria precisa complementar renda recebida do INSS

São Paulo – O teto pago pelo INSS para os aposentados da iniciativa privada subiu de 3.691,74 para 3.912,200 reais mensais a partir deste mês. A elevação do teto dos benefícios da Previdência seguiu o INPC de 2011 (6,08%). A portaria que estabelece a mudança foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira.

Já o valor mínimo a ser pago a aposentados e pensionistas subiu de 545 para 622 reais. O índice de reajuste do piso é bem maior porque o aumento segue o salário mínimo. Já os valores entre o piso e o teto serão reajustados pelo INPC.

As pessoas que planejam se aposentar com mais dinheiro precisam poupar para constituir um patrimônio que garanta uma renda complementar após o fim da vida ativa. As opções mais usadas pelos brasileiros são a compra de imóveis para aluguel, os fundos de pensão ou previdência e outros investimentos (como ações ou Tesouro Direto).

No entanto, o presidente do Instituto DSOP de Educação Financeira, Reinaldo Domingos, estima que apenas 1% dos brasileiros consegue manter o mesmo padrão de vida após a aposentadoria. Segundo ele, a maioria da população começa a poupar tarde demais e não consegue acumular o patrimônio necessário para garantir rendimentos expressivos até o final da vida.

*Com Agência Brasil

Comentários (0)  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados