São Paulo – São Paulo acaba de receber o primeiro caixa eletrônico de Bitcoins do país. Agora será possível comprar a moeda virtual com reais em uma espécie de ATM instalado no bairro do Itaim Bibi, região repleta de empresas do mercado financeiro e do ramo de tecnologia.

A iniciativa é do Mercado Bitcoin, empresa brasileira que aproxima compradores e vendedores de Bitcoins online. Segundo Rodrigo Batista, presidente executivo da empresa, o ATM funcionará de forma similar ao site do Mercado Bitcoin (entenda melhor como o site funciona).

“Trata-se apenas de uma porta de entrada diferente. Ou seja, o Mercado Bitcoin não faz nenhuma compra ou venda, apenas a intermediação entre compradores e vendedores”, esclarece Batista.

O caixa eletrônico só aceita cédulas de real como pagamento, tal qual uma máquina de refrigerante, conforme exemplifica Batista. A ideia é apresentar o Bitcoin a um público mais afeito às novidades da tecnologia e fazer as pessoas entenderem como a moeda virtual que não tem emissor centralizado funciona.

A máquina está instalada desde esta segunda-feira no Bar do Zé Gordo, que fica na rua Clodomiro Amazonas, no Itaim Bibi. Segundo o Mercado Bitcoin, o local foi escolhido por ser ponto de encontro de funcionários de grandes bancos e empresas de tecnologia da vizinhança.

O Bar do Zé Gordo, que funciona no local há cerca de 20 anos, atualmente também aceita pagamento em Bitcoins.

De acordo com o Mercado Bitcoin, a máquina é a primeira do tipo trazida à América Latina, e teve sua estreia na Campus Party deste ano.

Entenda melhor como funciona o Bitcoin.

Tópicos: Bitcoin, Moedas, São Paulo, Cidades brasileiras, Metrópoles globais