São Paulo - O Santander é o vencedor da edição de 2015 do prêmio Melhor Banco para Investir (MBI), realizado pelo Centro de Estudos em Finanças da Fundação Getúlio Vargas (FGV/GVCef) em parceria com a Fractal Consult. Esta é a segunda vez consecutiva que o banco leva o prêmio.

Banco do Brasil ficou em segundo lugar e o Bradesco aparece na terceira posição. 

Concorreram ao prêmio os bancos que possuem ao menos 50 agências físicas e que têm distribuição nos maiores estados do país. Seis insituições participaram dessa terceira edição da premiação: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, HSBC, Itaú e Santander.

Para definir os vencedores, a comissão julgadora do prêmio avalia quais instituições oferecem os melhores serviços de investimentos em seis categorias: ações; fundos multimercados; money market; renda fixa; varejo; e varejo seletivo.

A categoria money market refere-se aos fundos de investimento de curto prazo e fundos DI. Já na categoria varejo se enquadram os fundos que possuem clientes com menor poder aquisitivo e na categoraia varejo seletivo são analisados os fundos voltados a clientes que estão acima do segmento varejo, mas ainda não são incluídos no segmento private, como seria o caso dos clientes Santander Van Gogh e Bradesco Prime, por exemplo.

Para chegar às notas de cada categoria são levados em conta fatores como: o desempenho das aplicações, medido pelo retorno gerado pelos fundos de investimentos; eventuais reduções das taxas de administração dos fundos e dos valores mínimos exigidos nos investimentos; número de reclamações registradas pelo Banco Central; e custos dos pacotes bancários.

A Fractal Consult também realiza uma pesquisa diretamente com os clientes das instituições financeiras analisadas para avaliar o atendimento nos bancos.

Veja na tabela a seguir o resultado geral da premiação:

Posição em 2015 Banco Nota Posição na edição anterior
1º lugar Santander 8,95 1º lugar
2º lugar BB 8,52 5º lugar
3º lugar Bradesco 8,08 2º lugar
4º lugar Itau 8,04 4º lugar
5º lugar Caixa 7,17 3º lugar
6º lugar HSBC 6,66 6º lugar

E agora confira os bancos vencedores de cada categoria:

Categoria 1º lugar 2º lugar
Ações Bradesco (8,55) BB (8,44)
Multimercado BB (8,55) Caixa (8,44)
Money Market Bradesco (8,55) Santander (8,44)
Renda fixa Itaú (8,55) BB (8,44)
Varejo Santander (8,55) BB (8,44)
Varejo seletivo BB (8,55) Santander (8,44)

Fonte: Centro de Estudos em Finanças da Fundação Getulio Vargas (FGV/GVCef)/ Fractal Consult

Tópicos: Banco do Brasil, Bancos, Empresas, Empresas brasileiras, Empresas abertas, Finanças, Bradesco, FGV, Investimentos pessoais, Rankings, Listas, Santander, Empresas espanholas