Aguarde...

Novas regras | 12/12/2011 18:18

Receita pode simplificar declaração do IR já em 2013

Contribuintes que tenham uma só fonte de renda e escolherem o modelo simplificado não precisarão mais entregar a declaração do Imposto de Renda ao governo

Cameron Spence/Getty Images

Leão, símbolo do Imposto de Renda

Quem não declarar o IR 2011 no prazo devido vai pagar multa mínima de R$ 165,74

Brasília - A simplificação da apresentação do Imposto de Renda para Pessoa Física, prevista para 2014 (ano-calendário 2013), poderá ser implantada até em 2013 (ano-calendário 2012), informou o secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto.

Ele disse, no entanto, que o mais provável é que a previsão inicialmente estipulada pela Receita, de reformulação daqui a dois anos, seja a mais plausível. Essa novidade valerá apenas para as declarações simplificadas e para quem recebe pagamento de uma só fonte.

A intenção do governo é a de que, a partir de 2014, a Receita apresente para o contribuinte a declaração já pronta. Caberá ao cidadão apenas conferir e confirmar ou não as informações contidas no documento.

Há perspectiva de que, em breve, a mudança alcance também um universo mais amplo de contribuintes, como o que recebe de mais de uma fonte de renda ou o que faz a declaração completa. "Temos condições de sair do modelo simplificado a qualquer momento", disse o subsecretário de arrecadação e atendimento, Carlos Roberto Occaso.

O subsecretário explicou que a Receita ainda avalia se as correções a serem feitas pelo contribuinte que não concordar com as informações apresentadas pelo governo serão por meio do site da própria Receita ou se ele terá de apresentar sua declaração como já faz atualmente.

Comentários  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados