Os seguros dos mais populares

São Paulo - Na hora de comprar ou de trocar de veículo, não basta apenas observar o modelo do carro, é fundamental avaliar também o preço do seguro para checar se o custo cabe no orçamento. Centenas de variáveis são consideradas para se calcular o preço do seguro, mas uma das principais é o modelo do carro, que irá definir se a probabilidade de roubo é alta ou não e, portanto, se o seguro será mais barato ou mais caro.

A pedido da EXAME.com, a corretora Economize no Seguro realizou mais de 600 cotações para calcular o valor médio dos seguros para os 10 carros mais vendidos de 2012, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). O levantamento apontou que entre os carros pesquisados, o seguro mais caro é o do Volkswagen Gol e o mais barato é o do Wolkswagen Voyage.

Além da incidência de roubo e furto, os preços dos seguros podem variar de acordo com o custo de reposição de peças do carro. Para a comparação entre veículos populares, no entanto, os valores das peças não variam muito. "Os 10 carros pesquisados têm peças com custo muito similar, então isso não influencia", explica Claudio Royo, sócio da Economize no Seguro e responsável pela simulação.

Os dados sobre os veículos mais roubados de 2012 usados na comparação são do ranking da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg).

Foram consultados os preços em 15 seguradoras: Allianz, Azul, Bradesco, Generali, HDI, Itaú, Mapfre, Marítima, Mtsui, Porto Seguro, Sul América e Tokio Marine.

Para fazer a simulação, o perfil usado foi de um homem, de 35 anos, solteiro, com garagem em casa e no trabalho, morando em um apartamento com portão automático. Todos os carros cotados possuem alarme e são zero quilômetro. E para efeito do teste, foram usados CEPs de pernoite de cinco regiões da cidade de São Paulo.

O preço foi cotado para um seguro com cobertura total do valor do automóvel, com cobertura de até 50.000 reais para danos materiais e até 100.000 reais de danos corporais a terceiros, assistência 24 horas, cobertura de vidros e garantia de até seis meses de reposição do valor de um carro novo.

Clique nas fotos acima e compare os preços.
 

Tópicos: Chevrolet, GM, Carros, Chevrolet Celta, Guia de Carros, Chevrolet Corsa, Fiat Palio, Fiat, Fiat Uno, Ford Fiesta, Ford, Renault, Renault Sandero, VW Fox, Volkswagen, VW Gol