Do tamanho de um ovo

São Paulo - À primeira vista, um imóvel de 25 m² pode não te dizer muita coisa, mas viver em um apartamento desse tamanho é o mesmo que morar em um espaço que corresponde a um quarto da pequena área de um campo de futebol, que 100 m², segundo os padõres FifaE engana-se quem pensa que área menor é sinônimo de preço baixo. 

Neste levantamento, feito pelo site 123i a pedido de EXAME.com, foram pesquisados os preços de nove imóveis de menos de 25 m² usados e na planta, localizados na cidade de São Paulo. O preço do metro quadrado desses apartamentos chega a superar os 15 mil reais, o que significa que o morador disposto a morar em um desses"ovos" pode chegar a gastar nada menos do que 365 mil reais por 24 m².

São imóveis que simbolizam as tendências modernas do mercado imobiliário. "Nas décadas de 50 e 60 a migração para as capitais gerou uma demanda por unidades pequenas. Em 80 e 90, as famílias cresceram e surgiram unidades grandes. E a partir de 90, homens divorciados e jovens passaram a morar sozinhos e cidades como São Paulo cresceram muito, atraindo profissionais do mundo todo e elevando a demanda por unidades pequenas", diz Mauro Bertaglia, CEO do 123i.

Esses fatores, aliados ao aumento dos congestionamentos e à necessidade de economia de tempo, têm levado moradores a abrir mão do espaço em prol da localização, pressionando para cima os preços de apartamentos pequenos próximos à áreas comerciais."Como o trânsito é absurdo e tempo é dinheiro, imóveis menores viraram tendência e a tecnologia tem contribuído para facilitar a vida em espaços pequenos", diz Bertaglia.

Navegue pelas fotos e confira os preços dos imóveis de 25 metros quadrados.

Tópicos: Apartamentos, Imóveis, Guia de Imóveis, Mercado imobiliário