Aguarde...

Orientação | 29/08/2012 17:28

Qual é o melhor investimento para uma pequena quantia?

Internauta consegue investir 100 reais por mês e pergunta se a única opção é a poupança

Editado por Priscila Yazbek, de

Stock.xchng

Criança segura moedas

Moedas: Para especialista, valor deve ser investido primeiro na poupança e depois em fundos multimercado 

Dúvida do internauta: Eu gostaria de saber a melhor maneira de investir meu dinheiro. Ganho em média 600 reais por mês, sou uma pessoa econômica, consigo pagar minhas contas básicas e me sobra 100 reais. Gostaria de dicas sobre como investir este pequeno valor que não fosse a poupança.

Resposta de Paulo Bittencourt*:

Conseguir poupar uma certa quantia mensalmente é muito importante, uma vez que revela disciplina, um dos fatores fundamentais para qualquer investidor.

Com a taxa de juros básica (Selic) abaixo de dois dígitos é mais importante o horizonte de investimento do que propriamente o valor a ser investido inicialmente. Por isso poupar 100 reais, 200 reais, 300 reais mensalmente passa a ter um peso muito mais relevante do que quando o juro real (parcela de remuneração acima da inflação) era bem maior que a atual.

Até os primeiros 5.000 reais investidos, o ideal é que você mantenha na poupança, pois a isenção da tributação é um fator relevante nesta magnitude de valores. A partir de 5.000 reais você pode transferir o total investido para um fundo multimercado com renda variável, que no médio prazo deve lhe trazer uma remuneração bem superior a poupança.

Paralelamente, você continua poupando os 100 reais por mês na conta de poupança. Nesta nova fase você terá duas modalidades de investimento diversificadas. À medida que sua conta de poupança atingir novamente os 5.000 reais você deverá procurar novas modalidades de investimento como fundos de ações, fundos de crédito, etc. As proporções das várias modalides desta sua carteira deve, contudo, respeitar sua sensibilidade a perdas, ou seja, seu perfil de risco como investidor.

*Paulo Bittencourt é diretor da Apogeo Investimentos, empresa de investimentos voltada para pessoas físicas do grupo Vinci Partners, e tem mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro.

Perguntas, críticas e observações em relação a esta resposta? Deixe um comentário abaixo!

Envie suas dúvidas sobre planejamento financeiro, crédito e investimentos para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Comentários (0)  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados