Aguarde...

Curto prazo | 02/02/2013 08:00

Qual a melhor aplicação para um horizonte de 3 meses?

Internauta tem alguns milhares de reais que pretende usar em pouco tempo, mas não quer deixar parado na conta

Editado por Julia Wiltgen, de

Divulgação/Imovelweb

Cofre de porquinho

Para prazos tão curtos, até mesmo a poupança é uma boa opção

Dúvida do internauta: Tenho 8.000 reais que não vou usar nos próximos três meses. Qual seria a melhor aplicação para não deixar essa quantia parada na conta?

Resposta de Samy Dana*:

A escolha do instrumento financeiro depende do prazo que se pretende manter o recurso investido.

No curto prazo, as melhores alternativas são os instrumentos mais conservadores e com boa liquidez, como CDBs, Poupança e Fundos Referenciados DI.

Como as taxas de juros caíram fortemente nos últimos meses, você obterá uma rentabilidade pouco atraente nessas aplicações.

Para buscar uma maior rentabilidade, você deverá compor e diversificar os recursos em produtos um pouco menos conservadores. Recomendo a seguinte destinação:

1. Dois mil reais (25% da sua reserva) em um fundo de inflação IMA-B 5, que busca juros reais, ou seja, retornos acima da inflação. Esses fundos mantêm lastro em títulos do governo Notas do Tesouro Nacional-série B.

2. Dois mil reais (25% da sua reserva) em um fundo de Renda Fixa Crédito Privado. Esses fundos aplicam em títulos privados e têm perspectivas de ganho acima do CDI.

3) Quatro mil reais (50% da sua reserva) em CDBs, Poupança e Fundos Referenciados DI. Dê preferência aos Fundos Referenciados DI que cobram taxa de administração de no máximo 0,5% ao ano. Infelizmente, muitas casas gestoras cobram taxas exorbitantes, que deixam os investimentos desinteressantes.

Vale notar que a diferença de rentabilidade auferida nas aplicações sugeridas é muito pequena em razão do valor aplicado e do prazo. A sugestão de diversificação, nesse caso, tem intenção puramente educativa. Veja nas tabelas:

Rentabilidade CDBs

Rend.liq.mensal Rend.liq.trimestral Referencia-CDI
0,36% 1,08% 80%
0,38% 1,14% 85%
0,40% 1,21% 90%
0,42% 1,28% 95%
0,44% 1,34% 100%

Comentários (0)  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados