Dúvida do internauta: Que tipo de plano de previdência permite abatimento no IR? Como faço para lançar minhas contribuições para previdência no ano de 2011? Além da minha própria, também pago planos de previdência para dois outros dependentes. Posso também deduzir esses pagamentos?

Resposta de Eliana Lopes*:

O plano de previdência que permite abatimento no IR é o PGBL – Plano Gerador de Benefício Livre. A dedução está limitada a 12% dos rendimentos tributáveis na Declaração de Ajuste Anual. As contribuições devem ser lançadas na ficha Pagamentos e Doações Efetuados, sob o código 36. Você poderá também lançar as contribuições de previdência PGBL de seus dependentes, sob o mesmo código, indicando o nome de cada dependente.

*Eliana Lopes é coordenadora de IR de Pessoa Física da H&R Block no Brasil. A H&R é a maior empresa de declaração de IR dos Estados Unidos e acaba de chegar ao Brasil. Também atua no Canadá e na Austrália.

Mande a sua dúvida para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Tópicos: Declaração de IR, Imposto de Renda, Declaração de Imposto de Renda, IR, Fundos de previdência, Aplicações financeiras, Imposto de Renda 2010, Impostos, Leão, Imposto de Renda 2012, PGBL, Planos de previdência, Previdência privada, Regras do Imposto de Renda