Filantropia, tecnologia e tradição

São Paulo - Na hora de tratar da saúde, muita gente se dispõe a viajar ou pagar o que for para conseguir o melhor tratamento. E para isso não é preciso sair do país. Apesar das graves distorções do sistema de saúde brasileiro, algumas instituições se destacam internacionalmente pela excelência. É o caso dos 16 hospitais listados a seguir, todos certificados por um dos maiores órgãos de acreditação de saúde do mundo.

São dez hospitais particulares, seis deles integrados ao SUS, e seis instituições públicas, quase todos no eixo Rio-São Paulo. Além de serem referência nas suas especialidades, esses centros têm em comum um selo da Joint Commission International (JCI), órgão norte-americano representado no Brasil pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA). A JCI certifica as instituições de saúde que se encaixam nos padrões de seu manual, elaborado por profissionais do mundo inteiro.

A certificação, válida por três anos, é concedida a pedido dos hospitais, que levam cerca de dois anos para se adaptar a todas as exigências de atendimento, gestão, infraestrutura e qualificação profissional. Por meio de visitas, entrevistas e análises de documentos, os avaliadores checam mais de 1.300 itens. Conheça a seguir os hospitais de excelência do Brasil, segundo a avaliação da JCI.

Tópicos: Empresas, Hospital Albert Einstein, Setor de saúde, Planos de saúde, Saúde