São Paulo - Os bairros Saúde e Morumbi, na Zona Sul, e Santana, na Zona Norte, lideram o ranking de lançamentos de imóveis na cidade de São Paulo em 2014, segundo levantamento do portal imobiliário 123i.

Os bairros que mais receberam novos empreendimentos têm em comum o fácil acesso ao transporte público, como estações de Metrô, e a realização de novas obras de mobilidade.

Segundo Mauro Bertaglia, CEO da 123i, essas características, em conjunto com o potencial construtivo de cada bairro, despertaram o interesse das construtoras nessas regiões.

Enquanto a Saúde abriga duas estações de Metrô, o Morumbi terá o transporte público reforçado com a inauguração de novas estações de Metrô e trem. "Há a expectativa de que haja uma redução nos problemas de mobilidade existentes no bairro", diz Bertaglia.

O levantamento incluiu lançamentos que estão sendo entregues na cidade desde o início do ano. Os novos empreendimentos foram projetados entre 2009 e 2010, e começaram a ser construídos em 2011. 

Bertaglia diz que a maioria desses novos imóveis já foi comercializada, mas estima que 25% das unidades continuem à venda.

Para o executivo, os preços dos imóveis nos bairros que receberam mais lançamentos, mas ainda não estão com obras de mobilidade concluídas, tendem a se desvalorizar no curto prazo. "Mas o potencial é de alta dos preços no futuro", aponta. 

Veja a seguir a lista dos bairros que receberam mais lançamentos na cidade em 2014:

Bairros Edifícios lançados
Saúde 16
Morumbi 15
Santana 12
Vila Mariana 9
Mooca 9
Tatuapé 7
Campo Belo 7
Tucuruvi 7
Vila Formosa 7
Itaim Bibi 6
Lapa 6
Brooklin 6
Perdizes 6
Pinheiros 6
Vila Olímpia 6
Vila Madalena 5
Butantã 5
Belém 5
Paraíso 4
Vila Nova Conceição 4

Tópicos: Construção civil e intermediação, Guia de Imóveis, Imóveis, Mercado imobiliário, Renda pessoal, São Paulo, Cidades brasileiras, Metrópoles globais