Aguarde...

Festa | 12/01/2013 08:00

Onde investir o dinheiro poupado para o casamento?

Internauta que vai casar em 2014 quer saber se é melhor investir na poupança ou no Tesouro Direto

Editado por Julia Wiltgen, de

Con Mani/SXC

Casamento

Aplicações conservadoras são mais indicadas para quem vai casar em breve

Dúvida do internauta: Eu e minha noiva pretendemos começara juntar o dinheiro para realizar o casamento em 2014. Iremos começar agora com parte do 13º salário, conseguindo depositar cerca de 4.200 reais. Ao longo do ano pretendemos depositar entre 500 e 700 reais por mês, e assim seguiremos até março de 2014. Melhor aplicar na poupança ou no Tesouro Direto?

Resposta de Paulo Bittencourt*:

Como vocês já possuem um horizonte de investimento definido e um compromisso agendado é importante preservar o capital investido visando a não correr o risco de, próximo à data do casamento, haver uma desvalorização que não possa ser recuperada a tempo. O Tesouro Direto pode ser uma boa opção em função do custo baixo de custódia e transação. Dê preferência aos títulos indexados à inflação como as NTN-B curtas (menos de 5 anos de vencimento).

Fique longe da poupança, pois na regra nova a remuneração é de somente 70% da taxa Selic (enquanto a Taxa Básica ficar abaixo de 8,5% ao ano), o que renderá somente 5,08% ao ano. Mesmo sendo um investimento isento de imposto de renda, a remuneração está hoje abaixo da inflação oficial (IPCA) acumulada nos últimos 12 meses.

*Paulo Bittencourt é diretor da Apogeo Investimentos, empresa de investimentos voltada para pessoas físicas do grupo Vinci Partners, e tem mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro.

Perguntas, críticas e observações em relação a esta resposta? Deixe um comentário abaixo!

Envie suas dúvidas sobre planejamento financeiro, crédito e investimentos para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Veja os custos de investir no Tesouro Direto:

Comentários (0)  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados