1. Chery QQ

Preço médio segundo tabela Fipe: 23.283 reais
Preço sugerido pela montadora: 22.990


O Chery QQ chegou há praticamente um mês no Brasil. O tempo é curto, mas foi mais que suficiente para torná-lo centro de uma discussão que vem inflamando ânimos entre internautas e aficionados por veículos. O motivo? O preço do compacto. Anunciado por 22.990 reais e vendido por 23.283 em média, o QQ ganha as pistas com o carimbo de carro mais barato do país. O apelo ganha ainda mais relevância diante dos seus itens de série: ar condicionado, direção hidráulica, duplo airbag, faróis de neblina, travas e retrovisores elétricos. Em suma, o que costuma ser comprado à parte nos carros populares, integra o pacote que já vem de fábrica no QQ. Freios ABS, alarme antifurto, limpador e desembaçador traseiro, faróis com regulagem de altura e rádio com CD, entrada USB e MP3 completam essa lista.

Aventada quando o assunto são carros chineses, a segurança oferecida pelo QQ permanece uma incógnita. Em 2006, ele passou por um crashtest no padrão do EuroNCap e o resultado foi desalentador. A Chery defende que reforços estruturais foram feitos desde então. Como o veículo ainda não passou por teste semelhante - assim como os nove outros carros deste ranking - não dá para afirmar se ele realmente perde de lavada. O que se sabe é que, por ora, são apenas 73 revendas da Chery no país. Ainda é cedo para avaliar sua aceitação junto ao público brasileiro e a disponibilidade de peças no serviço ofertado pela rede. Segundo a Quatro Rodas, rumores dão conta que um motor flex deverá aportar por aqui no próximo ano. Por enquanto, o QQ só é encontrado em uma versão: 1.1 a gasolina. O eventual anúncio pode implicar expressiva desvalorização para os modelos que não rodam com etanol.

Tópicos: Carros, Autoindústria, Veículos, Carros 0K, Guia de Carros, Chery QQ, Chery, Chevrolet, GM, Chevrolet Celta, Montadoras, Effa, Empresas, Fiat, Fiat Mille, Fiat Palio, Fiat Uno, Ford, Ford Ka, Orçamento pessoal, Peugeot, Peugeot Citroën, Peugeot 207, Renault, Renault Clio, VW Gol, Volkswagen