São Paulo - Consumidores que resgataram créditos ou ganharam prêmios no programa Nota Fiscal Paulista já podem emitir no site do programa o Comprovante de Rendimentos Pagos e de Retenção de Imposto de Renda na Fonte, documento que informa os valores dos resgates de créditos e os prêmios de sorteios recebidos em 2012 por consumidores paulistas que informaram o CPF em suas compras.

O comprovante traz informações que devem ser utilizadas na declaração do Imposto de Renda 2013. Para obter o documento, o consumidor deve acessar a sua conta informando o login e a senha no site da Nota Fiscal Paulista. Em seguida, basta clicar em Conta Corrente > Demonstrativo IR e selecionar o ano de referência: IR 2013 / Ano Base 2012.

Os créditos resgatados em conta corrente ou para o abatimento do pagamento do IPVA são isentos de imposto de renda. E os prêmios já são tributados na fonte, ou seja, são recebidos pelo consumidor já com o desconto do imposto.

Segundo o coordenador da consultoria de IR da IOB Folhamatic, Antonio Teixeira Bacalhau, os créditos da Nota Fiscal Paulista, devem ser informados na linha 24 (Outros) da ficha "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis". Já os valores dos prêmios, como são tributados na fonte, devem ser informados na linha 8 (Outros rendimentos recebidos pelo titular), da ficha "Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva/definitiva"

A declaração de valores recebidos pelo programa da Nota Fiscal Paulista é recomendável a todos os consumidores, mas especialmente àqueles que receberam quantias maiores, como de sorteios dos prêmios mensais, já que os valores podem trazer um impacto significatico na variação patrimonial do contribuinte.

Tópicos: Declaração de IR, Imposto de Renda, Declaração de Imposto de Renda, IR, Imposto de Renda 2010, Impostos, Leão, Imposto de Renda 2013, Nota Fiscal Paulista