São Paulo - O contrato, o financiamento, a visita a cartórios, a emissão de documentos e a vistoria são etapas desconhecidas pela maioria dos interessados em comprar ou alugar imóveis, de acordo com levantamento feito pelo portal imobiliário VivaReal.

Entre os mil usuários entrevistados, 65,7% declararam ter pouco ou nenhum conhecimento sobre o passo a passo para a compra do imóvel, e 60,2% não sabem quais são as etapas para fechar o contrato de locação.

A pesquisa, realizada com usuários que acessaram o VivaReal, mostrou também que  maioria (61%) dos que buscam uma nova casa pelo site não tem outro imóvel, e 69% querem encontrar um imóvel residencial.

Localização é essencial

Para 52,7%, o endereço é o critério mais relevante para a escolha do imóvel, seguido pela facilidade de acesso ao transporte público, distância de estabelecimentos comerciais. O preço da unidade aparece apenas em quarto lugar.

O resultado mostra que os compradores buscam em primeiro lugar escolher a região para, somente depois, verificar quais imóveis cabem no seu orçamento.

Especialistas e imobiliárias são buscados por 48,3% dos compradores que desejam obter informações sobre financiamentos e contratos.

Para saber mais sobre a qualidade de vida da região onde o imóvel está localizado e outros aspectos subjetivos, 37,6% buscam recomendações da família e amigos. 

Tópicos: Aluguel, Financiamento de imóveis, Aplicações financeiras, Guia de Imóveis, Imobiliárias, Imóveis, Mercado imobiliário