São Paulo - Termina nesta segunda-feira (22) o prazo para pagar o IPVA no estado de São Paulo em cota única sem desconto para os veículos com final de placa 9.

Hoje é o último dia no qual o proprietário pode pagar o imposto à vista sem a cobrança de multas. O contribuinte que deixar de recolher o imposto no prazo fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso, até o limite de 20%, calculado sobre o valor do imposto.

Proprietários desses veículos que optaram pelo parcelamento do imposto também deve pagar a segunda das três prestações até esta segunda. A terceira parcela vence em março.

O prazo para pagamento à vista com desconto de 3% ou a opção pelo pagamento parcelado venceu em janeiro para todos os finais de placa. 

Veja a seguir o calendário de pagamento do IPVA 2016 no Estado de São Paulo:

Placa Vencimento da 2ª parcela ou cota única sem desconto Vencimento da 3ª parcela
Final 1 11/fev 11/mar
Final 2 12/fev 14/mar
Final 3 15/fev 15/mar
Final 4 16/fev 16/mar
Final 5 17/fev 17/mar
Final 6 18/fev 18/mar
Final 7 19/fev 21/mar
Final 8 22/fev 22/mar
Final 9 23/fev 23/mar
Final 0 24/fev 24/mar

Fonte: Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo

Para pagar o IPVA, basta comparecer a uma agência bancária credenciada, apresentar o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor) e realizar o pagamento na boca do caixa ou no caixa eletrônico.

Também é possível quitar o imposto pela internet e nas casas lotéricas. No entanto, em lotéricas não é possível pagar também o licenciamento.

DPVAT

Donos de motos, vans, ônibus e micro-ônibus usados devem pagar a segunda parcela do prêmio do seguro DPVAT esse mês. Basta gerar o boleto bancário no site do DPVAT, da Seguradora Líder. Os vencimentos seguem o cronograma do IPVA.

Já para veículos zero-quilômetro de qualquer tipo e carros, caminhões, caminhonetes e camionetas usados, o prazo para pagar o seguro terminou em janeiro, junto com o vencimento da primeira parcela ou cota única do imposto com desconto.

Licenciamento antecipado

Para antecipar o licenciamento anual, o motorista deverá quitar todos os débitos relacionados ao veículo: IPVA, taxa de licenciamento, DPVAT e eventuais multas de trânsito.

O valor para o envio do documento pelos Correios é de 11 reais, e o prazo de entrega é de cerca de 20 dias úteis.

Caso o proprietário precise antecipar o licenciamento de 2014, a Secretaria da Fazenda recomenda que o prêmio do seguro seja quitado em parcela única.

Tópicos: Carros, Autoindústria, Veículos, Guia de Carros, Impostos, Leão, IPVA, Planejamento financeiro pessoal, Renda pessoal, São Paulo, Cidades brasileiras, Metrópoles globais