São Paulo - Termina nesta quinta-feira (21) o prazo para pagar o IPVA no estado de São Paulo em cota única com desconto de 3% para os veículos com final de placa 9.

Proprietários desses veículos que pretendem parcelar o imposto também devem pagar a primeira das três prestações até esta quinta-feira. 

Existe ainda a opção de pagar o imposto à vista sem desconto em fevereiro, nas datas de vencimento da segunda parcela. A terceira parcela vence em março.

Até o dia 22 vence a primeira parcela ou cota única com desconto dos veículos com os demais finais de placa.

Veja o calendário de pagamento do IPVA 2016 no Estado de São Paulo:

Placa Vencimento da 1ª parcela ou cota única com desconto Vencimento da 2ª parcela ou cota única sem desconto Vencimento da 3ª parcela
Final 1 11/jan 11/fev 11/mar
Final 2 12/jan 12/fev 14/mar
Final 3 13/jan 15/fev 15/mar
Final 4 14/jan 16/fev 16/mar
Final 5 15/jan 17/fev 17/mar
Final 6 18/jan 18/fev 18/mar
Final 7 19/jan 19/fev 21/mar
Final 8 20/jan 22/fev 22/mar
Final 9 21/jan 23/fev 23/mar
Final 0 22/jan 24/fev 24/mar

Fonte: Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo

Para pagar o IPVA, basta comparecer a uma agência bancária credenciada, munido do número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor) e fazer o recolhimento na boca do caixa ou no caixa eletrônico. Também é possível pagar pela internet e em casas lotéricas. No entanto, nas lotéricas não é possível pagar também o licenciamento.

DPVAT

Donos de motos, vans, ônibus e micro-ônibus usados poderão pagar o prêmio do seguro DPVAT em três parcelas, por meio de boletos bancários gerados no site do DPVAT, da Seguradora Líder. Os vencimentos coicidirão com as datas de vencimento do IPVA.

Já para os veículos zero quilômetro de qualquer tipo e para carros, caminhões, caminhonetes e camionetas usados, o seguro deverá ser pago à vista junto com o vencimento da primeira parcela ou cota única do imposto.

Licenciamento antecipado

Para antecipar o licenciamento anual, o motorista deverá quitar todos os débitos que recaiam sobre o veículo: IPVA, taxa de licenciamento, DPVAT e eventuais multas de trânsito. O valor para o envio do documento pelo correio é de 11 reais. 

Tópicos: Carros, Autoindústria, Veículos, Guia de Carros, Orçamento pessoal, Planejamento financeiro pessoal, Renda pessoal, São Paulo, Cidades brasileiras, Metrópoles globais