Aguarde...

Reajuste | 21/12/2012 17:08

IPTU de São Paulo ficará mais caro em 2013

Prefeito Gilberto Kassab reajusta valores do IPTU 2013 em 5,4% e desconto para quem pagar imposto à vista será de 6%

Wikimedia Commons / Jeff Belmonte

Região central da cidade de São Paulo

Elevação do imposto fica um pouco abaixo da inflação dos últimos 12 meses, de 5,53%

São Paulo - No ano que vem o IPTU dos imóveis localizados na cidade de São Paulo sofrerão um reajuste médio de 5,4%. O aumento no valor do imposto foi decretado pelo prefeito Gilberto Kassab e a medida foi publicada no Diário Oficial da cidade desta sexta-feira (21). 

O aumento do imposto é um pouco inferior à inflação dos últimos 12 meses, medida pelo IPC-A, do IBGE, que foi de 5,53%. 

Também foi divulgado que o percentual de desconto para quem pagar o IPTU à vista será de 6%. Os prazos de vencimento do pagamento só serão divulgados no início do ano. 

Quem é cadastrado no Programa Nota Fiscal Paulistana e direcionou os créditos para o pagamento do IPTU poderá abater até 100% do imposto municipal. A indicação do imóvel para o uso dos créditos ficou aberta até o dia 30 de novembro. 

Dicas para o pagamento

Tendo dinheiro suficiente para realizar o pagamento à vista, essa é a melhor opção, pois os descontos obtidos podem ser superiores ao rendimento de boa parte das aplicações financeiras.

Caso não seja possível realizar o pagamento à vista, fazer o parcelamento direto com os cobradores é a melhor alternativa. Isso porque no pagamento de impostos, como o IPTU e o IPVA, não são cobrados juros. 

E se não houver condições de quitar o imposto à vista ou honrar o pagamento das parcelas, a última opção seria então a realização de um empréstimo. Nesse caso, o crédito consignado será a opção mais vantajosa pois esse tipo de empréstimo possui os juros mais baixos do mercado. 

Comentários (0)  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados