Aguarde...

Fortuna | 12/09/2012 06:00

Ganhei R$ 9 milhões na loteria. Como investir meu dinheiro?

Internauta disse ter recebido o valor e agora procura a melhor opção para aplicá-lo

Editado por Priscila Yazbek, de

CLAUDIA

Pilha de dinheiro

Aumento repentino do patrimônio sem planejamento financeiro pode levar até milionário à falência

Dúvida do internauta: Ganhei 9 milhões de reais na loteria. Eu devo deixar o valor investido no próprio banco público ou devo procurar uma corretora, ou um private bank?

Resposta de Fabiano Pessanha*:

Quase sempre os noticiários que envolvem os jogadores de futebol estão associados a uma vida financeira totalmente desregrada, impactada por eventos como um casamento breve, a compra de carros de luxo, investimentos errados e a “ajuda” de amigos oportunistas.

E a vida de um ganhador da loteria segue o mesmo padrão financeiro, causado pela elevação repentina do patrimônio sem estar associada a um planejamento financeiro adequado.

Para não chegar ao extremo de atingir a falência financeira muitas são as estruturas financeiras montadas para atender este perfil de clientes milionários, como os existentes em bancos comerciais, private banks e as corretoras de valores.

Nesta estrutura, os bancos comerciais são os menos indicados a gerir o patrimônio de um cliente com este perfil, seja pela rotatividade do gerente comercial responsável por sua conta, como também pela falta de produtos criados exclusivamente para atender este perfil.

No entanto, após uma criteriosa seleção, é possível identificar Private banks, Family Offices e corretoras de valores que oferecem atendimentos customizados para a sua necessidade, atrelados a uma boa performance de seu portfólio e uma gestão responsável e transparente de seu patrimônio. Assim, o investidor pode ser orientado a garantir a perpetuação do patrimônio e a sua transição para novas gerações, sendo as mais aconselhadas a este perfil de investidor.

Tendo como base a criação de um relacionamento de longo prazo, a escolha dessa instituição não pode deixar de ter uma análise cuidadosa na qualidade do atendimento oferecido, por meio de profissionais certificados, identificando especialmente qual o seu comprometimento em agregar valor ao cliente ao longo dos anos.

Não faça como boa parte dos esportistas brasileiros aposentados, que vivem poucos anos de glória financeira, e depois passam a depender da ajuda financeira dos seus familiares ao atingir a maturidade.

Lembre-se que as decisões financeiras realizadas por você hoje impactarão na sua qualidade de vida amanhã, mesmo para um milionário!

*Fabiano Pessanha, CFP é gerente comercial da Geração Futuro Corretora de Valores e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner) concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF).

Dúvidas, observações ou críticas sobre esta resposta? Deixe um comentário abaixo!

Envie outras dúvidas financeiras para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Comentários  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados