Básicos ou equipados?

S%26atilde;o Paulo - Depois de decidida a marca e o modelo do carro a ser comprado, o pr%26oacute;ximo passo %26eacute; escolher a vers%26atilde;o. Então surge a dúvida: vale a pena comprar a versão básica e alguns itens opcionais separadamente ou é melhor optar direto por uma versão mais completa, com os acessórios já incluídos? EXAME.com levantou junto a concessionárias e lojas de acessórios quanto custam as versões básicas de cinco carros sem acessórios, qual seria o gasto para equipá-los na concessionária e quanto custam suas versões já completas.

A conclusão que se chega é que, se já há intenção de gastar dinheiro com os acessórios, na maioria dos casos vale mais a pena comprar a versão mais avançada, que já vem com os acessórios de fábrica, do que a versão mais básica e depois pagar pelos acessórios separadamente na concessionária. O carro com a versão mais avançada tem embutido no preço os serviços de instalação dos equipamentos, que ficariam mais caros na instalação à parte, e em alguns casos ainda têm a vantagem de ter um design mais moderno e trazer mais opcionais.

Também foram comparados os custos para equipar o carro fora da concessionária. Neste caso, o gasto pode até ser menor em alguns casos, mas o consumidor pode, por vezes, perder a garantia do carro. Algumas concessionárias podem se recusar a reparar o veículo, sob a alegação de que o equipamento instalado ocasionou o problema.

Para a lista a seguir foram selecionados os carros mais vendidos em suas categorias em julho, segundo a Fenabrave, e considerados os preços sugeridos pelas montadoras para os modelos 2012 e 2013, de acordo com dados da Fipe. Foram considerados, ainda, os preços médios dos acessórios nas lojas de revenda e concessionárias consultadas. Para cada modelo foi montada uma cesta com os acessórios mais procurados pelos clientes. Os preços podem variar em função da região, da demanda e da oferta.

Tópicos: Carros, Autoindústria, Veículos, Chevrolet, GM, Chevrolet Corsa, Guia de Carros, Fiat, Fiat Punto, Honda, Honda Fit, Toyota Corolla, Toyota, VW Fox, Volkswagen