São Paulo - A Serasa Experian e a Boa Vista Serviços, birôs de crédito que mantêm cadastros de inadimplentes, oferecem a partir desta semana a possibilidade de endividados renegociarem suas dívidas e limparem seu nome pela internet.

A Serasa promove, até o final do próximo dia 20 (meia noite), o Feirão Limpa Nome. Participam do evento 26 credores: Anhanguera Educacional, Autotrac, Banco Pan (Panamericano), Banco da Amazônia, Bandeirante Energia, Banco Bradesco, Bradesco Cartões, BradesCard, Bradesco Financiamentos, Bonasa, Cartão Americanas, Cartão Extra, Cartão Marisa, Cartão Ponto Frio, Cartões American Express, CredSystem, GVT, Hipercard, Itaucard, Losango, Luizacred, Omni Financeira, Porto Seguro Cartões, Santander, Santander Financiamentos e SuperMaia.

O site onde ocorre a renegociação ficará disponível durante 24 horas (algumas empresas, porém, estabelecem certos horários de atendimento). Basta acessá-lo e preencher um cadastro, onde devem ser informados dados como CPF, telefone, e-mail, nome completo e data de nascimento. Em seguida, o consumidor é direcionado a uma página onde estão relacionadas todas as empresas participantes do Feirão com as quais ele possui alguma dívida pendente e que constam na base de dados da Serasa.

Ao clicar no nome da empresa surge uma página apresentando as dívidas que o consumidor tem em aberto e os canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail, chat). O consumidor poderá entrar em contato diretamente com as empresas para negociar descontos na dívida, com condições de pagamento diferenciadas.

Em alguns casos, o boleto pode já estar disponível, a partir de uma proposta da própria empresa. Se o consumidor aceitar as condições, basta pagá-lo. Todo o processo é gratuito.

Já a Boa Vista Serviços oferece seu mutirão online, dentro da Campanha Nacional Acertando Suas Contas, até o dia 14 de dezembro. Ao acessar o site do mutirão online é preciso fazer uma pesquisa de CPF por meio do preenchimento de um cadastro. Nele, devem constar dados como CPF, nome completo, nome da mãe, e-mail, telefone, data de nascimento e CEP de residência.

Se houver débitos em seu nome, o consumidor poderá visualizar as propostas de negociação das empresas credoras, já com boletos disponíveis para pagamento. Caso não aceite a proposta da empresa, haverá dados de contato disponíveis para que o consumidor consiga fazer uma contraproposta. Algumas empresas disponibilizam apenas os contatos do canal de renegociação. A Boa Vista não divulgou a relação de empresas participantes.

Segundo a Serasa Experian, antes de negociar com o credor, o inadimplente deve se preparar, colocando na ponta do lápis todas as suas despesas fixas e as dívidas já assumidas ou previstas. Assim, ele consegue determinar quanto sobrará para pagar a nova parcela e estabelecer as condições de pagamento que cabem no seu orçamento.

Tópicos: Boa Vista, Empresas, Dívidas pessoais, Serasa Experian, Experian, Empresas de tecnologia, Internet, Sites