Dúvida do internauta: Sou autônomo e presto serviços para pessoa física e jurídica. Como declaro esses serviços prestados? Devo recolher Carnê Leão?

Resposta de especialistas do

Está sujeita ao recolhimento mensal obrigatório por meio do Carnê Leão a pessoa física que receber rendimentos de outras pessoas físicas que não tenham sido tributados na fonte – tais como serviços a outras pessoas físicas – bem como rendimentos decorrentes de arrendamento, subarrendamento, locação e sublocação de móveis ou imóveis ou ainda provenientes do exterior. O recolhimento do IR deve ser efetuado mensalmente pelo próprio contribuinte, em DARF, com o código 0190.

O rendimento auferido de pessoa física deve ser informado em “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física/Exterior”. Se for recebido de pessoa jurídica, informe em “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica”.

Tópicos: Declaração de IR, Imposto de Renda, Declaração de Imposto de Renda, IR, Imposto de Renda 2010, Impostos, Leão, Imposto de Renda 2012, Regras do Imposto de Renda