Aguarde...

Câmbio | 25/03/2011 07:00

Como escolher o melhor cartão para viajar

Compare os produtos Visa, Mastercard e American Express e descubra qual o mais adequado para o seu perfil

Divulgação

American Express GlobalTravel Card, cartão pré-pago

O cartão da American Express acaba de ser lançado num mercado antes dominado pela Visa

São Paulo - Nesta semana, os viajantes ganharam mais duas opções de cartões pré-carregados em moeda estrangeira, aumentando a gama de formas de levar dinheiro para o exterior. Ao mercado antes dominado pelo Visa Travel Money (VTM) somaram-se produtos com as bandeiras Mastercard e American Express.

Cartões pré-pagos nada mais são que cartões de débito, podendo ser usados também para compras pela internet e saques em caixas eletrônicos no exterior. O saque, aliás, ocorre sempre na moeda local, mesmo que esta seja diferente da moeda carregada no cartão - em geral dólar, euro ou libra.

Ninguém duvida que esses produtos sejam mais práticos e seguros do que as maneiras convencionais de se levar o dinheiro que será usado na viagem. Em vez da taxa de 2,38% que incide sobre as operações feitas com cartões de crédito internacionais, o viajante pagará apenas 0,38% de IOF ao utilizar um cartão pré-pago.

A partir do momento em que são carregados em moeda estrangeira, os cartões também protegem o dinheiro das flutuações cambiais que possam ocorrer dali para frente. Em relação ao dinheiro vivo, a vantagem é a segurança. Além de serem protegidos por senha, os cartões pré-pagos podem ser bloqueados e repostos em caso de perda ou roubo.

Essas características são comuns a todos os produtos disponíveis hoje no mercado. É nos detalhes que aparecem as vantagens e desvantagens de cada um. Saiba o que observar para escolher o melhor cartão para o seu perfil.

Comentários (0)  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados