Dúvida do internauta: Como declarar no imposto de renda dividendos e Juros sobre Capital Próprio recebidos durante o ano de 2012 recebidos em virtude de investimentos em ações?

Resposta de Samir Choaib*:

Dividendos deverão ser informados no quadro ‘Rendimentos Isentos e Não Tributáveis’, na linha 5, especificando o nome da empresa pagadora e valor (uma linha para cada empresa).

Quanto aos Juros sobre Capital Próprio (JCP), declare-os no quadro ‘Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva’, linha 8, especificando o nome da empresa pagadora e valor.

Caso parte (ou a totalidade) dos JCP tenham sido apenas creditados em 2012, mas não pagos, informe, ainda, na ‘Declaração de Bens’, código 59, o crédito a receber em período subsequente.

*Samir Choaib é advogado e economista formado pela Universidade Mackenzie, pós-graduado em direito tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É sócio do escritório Choaib, Paiva e Justo, Advogados Associados, especialista em imposto de renda de pessoas físicas e responsável pela área de planejamento sucessório do escritório. É o atual chairman da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos da Flórida (BACCF), em São Paulo.

Dúvidas, observações ou críticas sobre a resposta acima? Deixe seu comentário abaixo!

Envie outras perguntas sobre imposto de renda para seudinheiro_exame@abril.com.br. As perguntas selecionadas serão respondidas.

Tópicos: Declaração de IR, Imposto de Renda, Declaração de Imposto de Renda, IR, Imposto de Renda 2010, Impostos, Leão, Imposto de Renda 2013