Dúvida do internauta: Em 2012 quitei um carro que era financiado e neste mesmo ano vendi o carro por 16 mil reais. Como declarar no IR 2013 a quitação e como declarar o recebimento do valor? 

Resposta de Samir Choaib*:

Declare no código 21, na ficha de ‘Bens e Direitos’, o somatório das parcelas pagas em 2012 e no campo 'Discriminação' declare o fato de ter quitado o financiamento. No mesmo campo ('Discriminação'), informe a venda do veículo, com a data, valor, nome e CPF do comprador.

Na coluna “ANO DE 2011” você deverá repetir o valor constante da declaração anterior (2012/2011); na coluna “ANO DE 2012” você deverá informar zero, tendo em vista o bem não mais fazer parte de seu patrimônio, em 31/12/12. 

*Samir Choaib é advogado e economista formado pela Universidade Mackenzie, pós-graduado em direito tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É sócio do escritório Choaib, Paiva e Justo, Advogados Associados, especialista em imposto de renda de pessoas físicas e responsável pela área de planejamento sucessório do escritório. É o atual chairman da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos da Flórida (BACCF), em São Paulo.

Dúvidas, observações ou críticas sobre a resposta acima? Deixe seu comentário abaixo!

Envie outras perguntas sobre imposto de renda para seudinheiro_exame@abril.com.br. As perguntas selecionadas serão respondidas.

Tópicos: Declaração de IR, Imposto de Renda, Declaração de Imposto de Renda, IR, Imposto de Renda 2010, Impostos, Leão, Imposto de Renda 2013, Regras do Imposto de Renda