Aguarde...

Custo de vida | 10/06/2010 17:27

As cidades mais caras e mais baratas do mundo

Saiba onde encontrar os melhores preços para sair para jantar, tomar um banho de loja, viajar no final de semana, se hospedar em um hotel, comer um Big Mac ou comprar um iPod.

Gabriela Ruic e Julia Wiltgen, de

O custo de ter qualidade de vida


O Central Park, em Nova York: a cidade com maior custo de vida do mundo

Onde viver custa mais

1º. Nova York (Estados Unidos) - 100,0
2º. Oslo (Noruega) - 88,1
3º. Genebra (Suíça) - 85,5
4º. Tóquio (Japão) - 85,3
5º. Zurique (Suíça) - 84,7

Onde viver custa menos

1º. Bombaim (Índia) - 24,9
2º. Nova Délhi (Índia) - 28,0
3º. Manila (Filipinas) - 28,7
4º. Kuala Lumpur (Malásia) - 29,8
5º. Cairo (Egito) - 31,9

Fonte: UBS - Prices and Earnings Comparison, 2009


O ranking leva em consideração o custo de vida de moradores de 73 cidades do mundo, com base numa cesta de 122 produtos e serviços escolhidos segundo as preferências de consumo de uma família europeia de três pessoas, o que inclui itens como aluguel, alimentação, transporte e aparelhos eletrônicos. Itens inexistentes em determinados países por conta de aspectos culturais - bebida alcoólica e carne de porco em países islâmicos, por exemplo - foram desconsiderados ou substituídos por equivalentes, para não distorcer o resultado.

Todas as cidades têm seus Índices de Custo de Vida calculados a partir da comparação com Nova York, que recebe índice de 100 pontos, e as moedas locais são convertidas em dólar, usando-se a média das taxas de câmbio do período analisado (2006-2009). Entre as cidades brasileiras que figuram no ranking, em ordem decrescente de custo de vida, São Paulo tem índice de 48,9 pontos e divide a 39ª posição com Xangai, na China, e Manama, no Bahrein; já o Rio de Janeiro aparece na 43ª posição, com 44,9 pontos. Devido à grande flutuação de moedas após a crise econômica de 2008, algumas cidades europeias despencaram no ranking, como Londres e Moscou, que saíram do topo da tabela.

A pesquisa do banco de investimentos suíço UBS, que deu origem a este ranking, é feita a cada três anos, e a última edição data de março de 2009. Além dos dados consolidados, o UBS também fornece as comparações de preço de categorias específicas, como vestuário, alimentação e preços de hotéis, presentes nas próximas páginas.

Comentários  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados