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Alô Leão | 23/02/2010 20:27

Telefone 146 facilita a vida do contribuinte

A Receitafone esclarece dúvidas sobre imposto de renda e oferece serviços como marcação de horário nas agências

O telefone pode ser uma ferramenta eficiente para resolver complicações relacionadas à declaração do imposto de renda. Uma central telefônica criada pela Receita Federal oferece a contribuintes de todo o Brasil e a residentes no exterior a chance de esclarecer dúvidas sobre preenchimento de formulários, restituição e parcelamento, entre outros temas. Ela também dá acesso a serviços como regularização e segunda via do CPF.

O número do Receitafone, no Brasil, é 146. No exterior, é preciso discar 055-78300-78300. A central atende apenas a pessoas físicas, com exceção do agendamento de serviços presenciais, que pode ser usado também por pessoas jurídicas.

Alguns serviços estão disponíveis 24 horas por meio de atendimento eletrônico. Basta digitar no teclado do telefone os dados solicitados e esperar pela resposta. Veja quais são os serviços:

a) Consulta pública à situação cadastral do CPF, para saber se o documento está regular, pendente de regularização, suspenso, cancelado ou nulo

b) Consulta sobre o andamento de CPF solicitado em agência do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Correios

c) Informações sobre como regularizar o CPF "pendente de regularização" ou "suspenso"

d) Informações sobre como se inscrever no CPF, alterar dados ou obter segunda via do cartão

e) Regularização do CPF para contribuintes fora do Brasil

f) Consulta sobre se o contribuinte que declarou imposto de renda e teve valor a ser restituído já recebeu o depósito em sua conta

Já o contato com os atendentes do call center funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 20h, e oferece os seguintes serviços:

a) Solicitação de atendimento presencial nas unidades da Receita, tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas

b) Esclarecimento de dúvidas quanto declaração, restituição, recolhimento (DARF), parcelamento, CPF e declaração do imposto territorial rural (DITR)

c) Consulta de inscrição, situação cadastral e pedido referente ao CPF

d) Consulta da inscrição, situação cadastral e andamento do pedido de CNPJ

e) Consulta da inscrição e situação cadastral do CAFIR

f) Consulta sobre restituição do imposto de renda, além de pedido de restituição não-resgatada
g) Cadastro de telefone para receber mensagens SMS sobre restituição

h) Consulta de andamento do processo

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