São Paulo - Uma pesquisa realizada pela corretora de seguros online EscolherSeguro com 5.200 clientes de todo o país mostrou quais são as cinco seguradoras que mais satisfazem os seus clientes na prestação de serviços dos seguros de carros. Em primeiro lugar ficou a Porto Seguro, em segundo lugar a Allianz, em terceiro lugar o Itaú, em quarto a Marítima e em quinto a HDI. 

Os entrevistados classificaram as empresas em uma escala de um a dez em três itens: atendimento, assistência 24 horas e prestação de serviços após ocorrência de sinistro.

Na média de todas as avaliações, a Porto Seguro ficou com a nota 7,88, a Allianz obteve a segunda melhor nota (7,84) e o Itaú a terceira (7,50). A quarta melhor nota foi a da Marítima (7,49) e a quinta da HDI (7,33). A EscolherSeguro optou por divulgar apenas a classificação geral das seguradoras que ocuparam os cinco melhores resultados.

Marco Kemp, sócio diretor da EscolherSeguro, afirma que a pesquisa pode ajudar os consumidores a escolher qual seguro contratar não só pelo preço, mas também pela qualidade nos serviços oferecidos. "Nós gostamos muito de falar em custo benefício. Muitas vezes o cliente compara só os preços sem levar em consideração a cobertura oferecida e acaba contratando um seguro inadequado ao seu perfil", diz.

Segundo Kemp, um dos quesitos mais importantes da pesquisa foi o serviço oferecido em caso de sinistro, uma vez que é neste momento que o segurado realmente precisa e testa o suporte da seguradora. Nesse item, a seguradora melhor avaliada foi a Marítima (7,86), em seguida a Allianz (7,85), a Porto Seguro (7,49), o Itaú (7,46) e a HDI (7,45).

O sócio diretor da EscolherSeguro comenta que o grande diferencial da Marítima em relação ao serviço prestado após a ocorrência do sinistro é que ela  oferece a aprovação do sinistro parcial em 72 horas nos casos de batidas que não geram perda total. E sobre a Allianz, ele comenta que a empresa se destaca pelo fato de ter procedimentos ágeis em praticamente todos os seus departamentos.

Outro ponto de avaliação foi o serviço de assistência 24 horas. A Porto Seguro obteve a melhor nota, com 8,19 e foi a única a atingir a casa dos oitos pontos. Segundo Kemp, o bom resultado pode ser atribuído ao fato de a seguradora oferecer assistência 24 horas com a presença de guinchos próprios. A Allianz apareceu em segundo lugar no quesito assistência (7,73), o Banco do Brasil em terceiro (7,68), a Mitsui em quarto (7,67) e o Itaú (7,51) em quinto.

E por fim, os clientes também avaliaram as empresas em relação aos seus canais de atendimento, que incluem o contato telefônico e a a vistoria do carro nos postos físicos. Mais uma vez a primeira posição ficou com a Porto Seguro, com a pontuação de 7,98. Na sequência aparecem a Allianz (7,94), Banco Itaú (7,52), Liberty (7,38) e HDI (7,35).

Metodologia

A pesquisa da EscolherSeguro foi realizada durante 18 meses, entre o segundo semestre de 2011 e o último semestre de 2012. As perguntas foram submetidas aos clientes por meio de um questionário disponível no site da EscolherSeguro e também por telefone. Os entrevistados responderam apenas questões referentes à seguradora com a qual possuem contrato.

Ao todo, participaram da pesquisa 20 seguradoras: Chubb, Tokio Marine, Indiana, Bradesco, SulAmérica, Mapfre, Caixa Seguros, Liberty, Azul, Brasil veículos/Banco do Brasil, HDI, Itaú, Marítima, Porto Seguro, Confiança, Allianz, Yasuda, Generali, Mitsui, Zurich/Minas Brasil.

Tópicos: Seguro de vida, Seguros, Seguro de carros, Seguros de carros, Guia de Carros, Seguros de saúde