Aguarde...

Bolsa | 03/08/2011 18:16

As ações mais baratas do Ibovespa

Veja quais empresas possuem um valor de mercado inferior a 7 vezes o lucro líquido e quais são negociadas por um preço inferior ao valor patrimonial

Divulgação

Super navio da Vale

Navio da Vale, ações da empresa possuem múltiplos atrativos

São Paulo – A queda da Bovespa nas últimas semanas tem assustado muitos investidores. Mas, segundo analistas e consultores financeiros, quem tem dinheiro, pode deixá-lo aplicado durante alguns anos, não se importa com eventuais quedas de curto prazo e só planeja colher os lucros proporcionais ao risco assumido no longo prazo não só deve continuar na bolsa como pode aproveitar para comprar mais ações a preços atrativos. Mas quais seriam os papéis mais baratos da bolsa neste momento? A verdade é que existem milhares de métodos para calcular o preço justo de uma ação. Abaixo, EXAME.com apresenta a lista de papéis que seriam considerados atraentes pelo método desenvolvido por Benjamin Graham, considerado o maior guru de Warren Buffett e também o pai da profissão de analista de investimentos.

Morto há mais de 35 anos, Graham costumava defender uma fórmula bastante simples – mas comprovadamente bem-sucedida - de negociar ações que lhe permitiu fazer fortuna na bolsa. O analista apostava que comprar uma cesta de ações de empresas negociadas por um valor inferior a 7 vezes o lucro líquido registrado nos últimos 12 meses era uma excelente forma de ganhar dinheiro no longo prazo. Com a Bovespa sendo negociada a um múltiplo de preço/lucro atualmente próximo a 9, a lógica é que qualquer ação negociada abaixo de 7 teria um valor que pode ser considerado atrativo.

EXAME.com consultou a base de dados da consultoria Economática e encontrou, somente dentro do universo de 61 ações do Ibovespa, 11 empresas que estão sendo negociadas por um valor equivalente a menos do que sete vezes o lucro anual:

Nome Preço/lucro dos últimos 12 meses
Santander Brasil 6,9
Sabesp 6,8
Petrobras 6,6
Braskem 6,3
Vale 6,1
Bradespar 6,1
Banco do Brasil 6
Klabin 5,9
TAM 5,7
Brasil Telecom 4,4
Eletropaulo 4,3

Outra forma de comprar ações baratas era, segundo Graham, escolher os papéis que estivessem cotados a cerca de dois terços do valor patrimonial e depois colocá-los à venda quando alcançassem um valor semelhante ao do patrimônio. Como o valor patrimonial indica qual seria o preço de uma empresa caso todos seus bens fossem vendidos pelo valor contábil, o racional por trás desse método é que os investidores estariam diante de uma chance de comprar ações de uma empresa com um desconto em relação ao que poderia ser considerado justo. Segundo a Economática, 13 empresas do Ibovespa atendem a esse quesito:

Nome Preço/valor patrimonial
Gerdau Metalúrgica 0,9
Copel 0,9
BM&FBovespa 0,9
Klabin 0,9
Telemar 0,8
Marfrig 0,8
Gafisa 0,8
Santander Brasil 0,7
Brasil Telecom 0,6
JBS 0,6
Usiminas 0,6
Fibria 0,5
Eletrobras 0,4

Comentários (0)  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados