Aguarde...

Ações | 25/08/2011 09:08

As 12 empresas que mais pagaram dividendos nos últimos anos

Entre as companhias mais generosas na distribuição de lucros nos últimos 5 anos, 75% pertencem ao setor de energia elétrica

Divulgação

Rede de transmissão elétrica

Eletropaulo: líder na distribuição de dividendos nos últimos cinco anos

São Paulo - Na lista das empresas que mais distribuíram dividendos nos últimos cinco anos, a presença das companhias de energia elétrica salta aos olhos. Se o assunto é a repartição dos lucros, nada menos que 75% das 12 firmas mais generosas com os acionistas pertencem ao setor. 

Encabeçando o ranking aparece o papel da Eletropaulo, com dividend yield médio de 19,4% de 2007 para cá. Na prática, isso significa que quem investiu na ação levou para casa um retorno de quase 20% ao ano, a despeito do sobe e desce do papel na bolsa. O percentual supera com folga os juros da Selic: a taxa anual acumulada mais alta registrada ao longo deste período foi de 12,47%, em 2008.

“Apesar de ter mudado um pouco a política de pagamento de dividendos, a Eletropaulo continua sendo líder em termos de confiabilidade, atendendo todo o sudeste e ganhando com o potencial de consumo na região”, diz Alexandra Almawi, economista da Lerosa Investimentos. 

Celpe, Elektro, Coelce, Taesa, Light, Transmissão Paulista, Cosern e AES Tietê engrossam a lista das representantes do setor elétrico. A explicação para a presença maciça está ligada à dinâmica seguida pela maioria destas empresas. Depois de terem instalado sua infraestrutura, elas conseguem prover o serviço por décadas a fio sem a necessidade de grandes reinvestimentos.

Dali em diante, a energia permanece sendo consumida – e cobrada no fim do mês – a despeito dos vendavais financeiros que eventualmente sacodem o mercado. “Elas também se protegem da inflação, já que a conta de luz não deixa de ser reajustada com o aumento dos preços na economia”, completa Alexandra. Com geração de caixa constante, as companhias veem na divisão dos lucros uma forma de manterem os acionistas interessados nos papéis. 

Elaborada pela Economática, a lista das 12 maiores pagadoras de dividendos desconsiderou as empresas que não distribuíram proventos em algum dos últimos cinco anos. Para o ano de 2011, a consultoria levou em conta a repartição realizada nos últimos 12 meses. 

Confira as companhias com maior dividend yield (valor dos dividendos por ação dividido pelo preço do papel) nos últimos cinco anos:

Empresa Setor Dividend yield médio (%)
Eletropaulo Energia elétrica 19,4
Brasmotor Eletrodomésticos 17,9
Whirlpool Eletrodomésticos 15,8
Celpe Energia elétrica 15,3
Elektro Energia elétrica 14,1
Coelce Energia elétrica 13,1
Taesa Energia elétrica 13
Light Energia elétrica 13
Sondotecnica Construção 12,7
Transmissão Paulista Energia elétrica 12,2
Cosern Energia elétrica 12
AES Tietê Energia elétrica 11,9

 

Comentários (0)  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados