Aguarde...

Avaliação | 14/12/2012 15:17

O ranking dos melhores e piores planos de saúde do Brasil

Veja a classificação das operadoras de plano de saúde de grande porte, segundo índice de desempenho da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)

Adam Berry/Getty Images

Médico segura estetoscópio

A maior nota do ranking foi 0,85; a menor, entre as grandes, 0,5796

São Paulo - As operadoras de planos de saúde são avaliadas anualmente pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão vínculado ao Ministério da Saúde, e cada uma delas recebe uma nota no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS). O resultado da avaliação mais recente, referente ao ano de 2011, foi divulgado nesta semana.

A nota das empresas leva em conta o desempenho de atenção à saúde, o desempenho econômico-financeiro, o desempenho de estrutura de operação e o desempenho da satisfação dos beneficiários. As notas variam de zero a 1, sendo 1 a nota máxima. De acordo com o índice, as operadoras foram classificadas em muito ruins, ruins, regulares, boas e muito boas. Dentre as operadoras de grande porte, listadas a seguir, nenhuma foi classificada como ruim (IDSS 0,20 a 0,39) ou muito ruim (IDSS 0,00 a 0,19).

A modalidade das empresas também é discriminada. As operadoras classificadas como de autogestão são aquelas que oferecem planos de saúde coletivos empresariais. As demais modalidades se referem a operadoras que comercializam planos de saúde abertos para o público em geral. Veja ao final da reportagem a explicação detalhada para cada uma das modalidades.

Veja o ranking elaborado por EXAME.com com as operadoras de planos de saúde de grande porte, da maior para a menor nota. Para mais informações sobre as empresas de médio e pequeno porte, o consumidor pode acessar o site da ANS.

Faixa de classificação: muito bom (IDSS 0,80 a 1)

Operadora Resultado do IDSS Modalidade
UNIMED - COOP. DE SERV. DE SAÚDE VALES DO TAQUARI E RIO PARDO LTDA. 0,85 Cooperativa Médica
UNIMED BH 0,8299 Cooperativa Médica
UNIMED LONDRINA 0,8274 Cooperativa Médica
PETROBRAS 0,8157 Autogestão
UNIMED SANTA CATARINA 0,8139 Cooperativa Médica
CASSI - CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS FUNCIONÁRIOS DO BANCO DO BRASIL 0,8092 Autogestão
UNIMED CAMPINAS 0,8026 Cooperativa Médica
SÃO FRANCISCO CLÍNICAS 0,801 Medicina de Grupo

Comentários (0)  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados