Aguarde...

Renda fixa | 19/03/2012 07:32

A aplicação de baixo risco mais rentável

Corretoras permitem montar uma carteira de LCI e obter um retorno bem maior que a poupança, o Tesouro Direto, os CDB e os fundos DI - correndo o mesmo risco

D. Sharon Pruitt/Stock.XCHNG

Prazo para entrega do IR 2011 começa no próximo dia 1º de março e vai até o dia 29 de abril

Dinheiro: carteira diversificada de LCI é a aplicação de baixo risco mais rentável do país

São Paulo – A sinalização clara do Banco Central de que a taxa básica de juros deve cair para cerca de 9% neste ano embolou os rendimentos oferecidos pela caderneta de poupança, os CDB, os fundos DI e as LFT vendidas pelo Tesouro Direto. Com o cenário econômico atual, todas essas aplicações vão garantir uma rentabilidade líquida de 6,5% a 7,5% ao ano nos próximos 12 meses – já descontados os custos de impostos ou taxas de custódia e administração.

A única forma de bater esses retornos sem incorrer em mais riscos são as LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e as LCA (Letra de Crédito do Agronegócio). Algumas corretoras começaram a distribuir LCI aos clientes com rendimentos próximos a 100% do CDI (hoje 9,45%, mas em tendência de queda para cerca de 9% nos próximos meses). A diferença mais importante é que os ganhos com LCI são isentos de Imposto de Renda. Então nem é preciso usar uma calculadora para ter certeza que essa é a única forma de garantir um retorno líquido pouco superior a 9% ao ano correndo um risco muito baixo.

A única diferença é que as LCI exigem alguma astúcia do investidor. Esses papéis são emitidos pelos bancos com lastro em financiamentos imobiliários concedidos. O risco de crédito para o investidor é de o banco quebrar e não honrar o pagamento desses papéis. No Brasil, muitos bancos pequenos e médios enfrentaram problemas de liquidez e fecharam as portas ou foram absorvidos por outros na última década. Então se trata de um risco que não deve ser desprezado.

A astúcia do investidor entra na montagem da carteira de LCI. Quando um banco quebra e o investidor possui até 70.000 em depósitos ou investimentos em papéis da instituição, esse dinheiro é devolvido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Respeitando esse limite, portanto, o investidor corre o risco de o FGC quebrar (muito baixo), e não de o banco ir à lona.

A boa notícia é que uma única corretora já pode distribuir LCI de diversos bancos pequenos e médios – o que facilita o trabalho de montar uma carteira diversificada. Na corretora SLW, por exemplo, o investidor pode investir 300.000 reais em LCI de cinco diferentes instituições financeiras, com as taxas abaixo:

  6 meses (% do CDI) 1 ano (% do CDI)
Banco Pine 94 96
Banco BVA 100 103
Brazilian Securities 93 93
Banco Máxima 100 102
Banco ABC 93 95

Comentários  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados