Aguarde...

Mercado imobiliário | 19/10/2011 07:00

4 estratégias para vender seu imóvel mais rápido

Táticas de vendas e marketing podem ajudar o vendedor a encontrar o melhor comprador com ou sem ajuda de um corretor

Fernando Lemos/Veja Rio

Imóvel à venda no condomínio das mansões, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

A placa pode ajudar, mas é melhor se houver um folheto explicativo na entrada do imóvel

São Paulo – Na hora de vender o seu imóvel, encontrar compradores potenciais pode ser bem complicado. Anúncios em sites e jornais atraem mais corretores do que pessoas realmente interessadas, principalmente se a ideia for vender sem a ajuda de intermediários.

A maioria das pessoas que vende um imóvel próprio ao longo da vida não é especialista em marketing, mas algum conhecimento de táticas de vendas pode ser de grande ajuda para vender rápido e por um bom preço. O primeiro passo é preparar a sua propriedade, para deixá-la com cara de objeto de desejo.

Em seguida, vale seguir algumas dicas de marketing, que podem ser postas em prática mesmo que o proprietário opte por contratar os serviços de um corretor. Confira:

1. Disponibilize material de divulgação

De acordo com o Luiz Calado, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Especialistas em Finanças (IBEF) e autor de um livro sobre investimentos em imóveis, uma das táticas mais eficazes de marketing é disponibilizar materiais de divulgação na porta da casa ou na portaria do prédio. Muita gente bate perna para escolher que imóvel comprar. Uma placa de “vende-se” com um telefone possibilitam a essas pessoas agendar rapidamente uma visita.

Mas só isso não basta. Mais interessante ainda é deixar folhetos explicativos ilustrados à disposição na frente de casa ou na portaria, ou mesmo distribuí-los pelos estabelecimentos comerciais da região. Assim, os interessados que passam na rua podem ser informados mesmo que o proprietário não esteja em casa. “Esse é o básico que quase ninguém faz”, diz Calado.

O especialista aconselha que esse material contenha fotos coloridas e bem tiradas em câmera digital, além de trazer as informações mais importantes sobre o imóvel, como metragem, número de quartos, características dos cômodos, andar e número de vagas na garagem.

Comentários  

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados