IR 2017: Fiz um aporte único em um plano VGBL. Devo declarar?

Especialista responde dúvida de leitora sobre a Declaração do Imposto de Renda 2017. Envie você também suas perguntas

Pergunta do leitor: Apliquei 40 mil reais em previdência do tipo VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) em maio de 2016 e não fiz nenhum resgate nem outro aporte até o fim do ano. Devo declarar a aplicação no Imposto de Renda?

Resposta de Valdir Amorim*:

Sim. Informe a importância aplicada em VGBL (sem os rendimentos) na ficha “Bens e Direitos”, sob o código 97. Informar também o nome e CNPJ da instituição financeira, número da conta e dados da apólice.

*Valdir de Oliveira Amorim é coordenador editorial-tributário da IOB da Sage, professor universitário, mestre em Ciências Sociais e Contabilidade, pós-graduado em Direito Tributário, coordenador de cursos de pós-graduação, palestrante, conferencista, mediador em seminários e congressos, doutorando em Contabilidade; especialista há mais de 20 anos em Imposto de Renda, PIS/COFINS, IOF, ITR, CIDE e legislação societária, comercial e tributária.


EXAME.com vai responder diariamente, entre 2 de março e 28 de abril, as dúvidas de leitores sobre a Declaração do Imposto de Renda 2017. Envie suas perguntas para seudinheiro_exame@abril.com.br.