Calculadoras ajudam a declarar renda variável no IR

Veja como funcionam as calculadoras de imposto de renda oferecidas por corretoras e sites e saiba quais são os custos

São Paulo – A declaração de operações de renda variável no imposto de renda não é tarefa simples nem para quem é perito no assunto. Por isso, as corretoras que possuem calculadoras de IR facilitam a vida do investidor, principalmente daqueles que realizam operações que não são isentas e precisam não só informá-las na Declaração de Ajuste Anual, em março e abril, mas também pagam imposto mensalmente.

São obrigados a declarar as operações no mercado de renda variável os contribuintes que compraram ou venderam ativos em 2012. E aqueles que já tinham ativos na carteira antes, não fizeram nenhuma compra ou venda em 2012, mas que se encaixam nas regras gerais de obrigatoriedade de entrega do imposto de renda devem informar a posse dos ativos.

Os ganhos com as vendas de ativos de renda variável são tributados em 15%, quando são operações comuns, e em 20%, quando são operações day trade ou de cotas de fundos imobiliários negociados em Bolsa. No caso de ações negociadas no mercado à vista em operações comuns são isentos os ganhos obtidos com vendas nos valores de até 20 mil reais em um único mês.

O imposto de renda sobre os ganhos líquidos decorrentes da venda de ativos de renda variável deve ser apurado mensalmente. Por ser um cálculo com certo grau de complexidade, as calculadoras de IR podem ser bastante úteis. Elas geralmente são integradas ao home broker e preenchidas automaticamente, à medida que o investidor vai operando. A maior parte delas também já emite o DARF (Documento de Arrecadação das Receitas Federais) preenchido, bastando ao investidor apenas efetuar o pagamento do imposto. 

A calculadora também é bastante útil porque evita erros e atrasos no recolhimento do IR por meio do DARF, que podem ser facilmente rastreados pela Receita. Isso porque todo mês as corretoras retêm na fonte 0,005% do IR devido sobre o lucro do investidor na venda de mais de 20 mil reais em ativos e 1% nas operações de day trade, justamente para que a Receita faça o cruzamento das informações.

Para quem faz operações isentas de imposto de renda só é preciso manter o controle dos ganhos, a fim de declará-los no campo correto na época da Declaração de Ajuste Anual.

Como é oferecido o serviço? 

A maior parte das corretoras já possui calculadoras de IR que importam informações sobre as operações e calculam o imposto devido automaticamente. Normalmente, o custo fica entre 10 e 50 reais por mês e algumas poucas corretoras oferecem o serviço de graça para quem é cliente, como a CGD Securities, Icap, Ativa e o BB Investimentos (que lançará a ferramenta na primeira semana de abril).

A maioria permite ao cliente realizar o cálculo retroativo do imposto, o que significa que é possível usar a ferramenta para calcular o imposto de operações realizadas em 2012. E algumas também permitem que seja calculado o IR devido sobre operações realizadas em outras instituições, mas nesse caso as informações são inseridas pelo próprio cliente. 

Calculadoras independentes disponíveis na internet

Os sites Bussola do Investidor e My Capital possuem calculadoras que fazem a apuração do IR de clientes de qualquer corretora e são válidas para o cálculo de operações com ações, opções e contratos futuros. Nessas ferramentas, o usuário precisa preencher manualmente alguns dados, já que ele mesmo deve cadastrar as informações sobre a sua carteira. 

No site Bússola do Investidor o serviço de cálculo de IR é gratuito. O site permite o cadastro de mais de uma corretora e tipo de corretagem, mas é possível importar as notas de corretagem em PDF, HTML e TXT. O DARF é preenchido automaticamente, e é emitido pronto para ser pago.

No site MyCapital, o investidor deve preencher a calculadora com os dados da corretora, o saldo inicial de sua carteira, o eventual prejuízo acumulado – que serve para abater o imposto devido –, e as notas de corretagem. O custo do serviço é proporcional ao número de operações cujo imposto o cliente deseja calcular. Os valores variam de 25 a 800 reais dependendo do pacote de créditos escolhido. 


Quanto custam as calculadoras de cada corretora

Ágora

O custo da calculadora da Ágora é de 20 reais por mês para o cliente “padrão” e de 10 reais por mês para o cliente “platinum”. Todas as operações que o cliente realiza são importadas automaticamente a partir da data de adesão à calculadora de IR, que emite extrato mensal de resultados, custo por ação, extrato auxiliar de IR anual, operações no mês, demonstrativo de capital e extrato de fundo imobiliário. A própria ferramenta gera mensalmente o DARF com as informações do pagamento de imposto. E também é possível incluir manualmente operações realizadas em outras corretoras para apuração do IR.

Alpes/Wintrade

A calculadora de IR da Wintrade, home broker da Alpes Corretora, custa 50 reais por mês ou 300 reais por ano. E o cliente também pode fazer o cálculo retroativo, também pagando 50 reais por mês calculado ou 300 reais caso o período de consulta seja de um ano. A ferramenta gera relatórios de acompanhamento, como extrato mensal, demonstrativo de capital e extrato auxiliar de IR anual, além de emitir o DARF pronto para pagamento e permitir que o cliente inclua manualmente operações feitas em outras corretoras.

Ativa Corretora

Na Ativa, a ferramenta de cálculo do IR é oferecida gratuitamente para clientes, mas se o investidor quiser calcular operações feitas em períodos anteriores à adesão, é cobrada uma taxa de 10 reais por mês percorrido. A calculadora computa as operações dos clientes nos mercados à vista, de opções, a termo e futuro na BM&F Bovespa e gera relatórios completos com os resultados das operações e o DARF preenchido, além do relatório com os cálculos para a prestação de contas com a Receita Federal.

BB Investimentos

A calculadora de IR do BB será lançada na segunda-feira (01/04) e o serviço será gratuito. A ferramenta será disponibilizada por meio do Home Broker BB, seja em websites, tablets ou smartphones. Entre suas funcionalidades estão: o gerenciamento da evolução das operações de compra e venda de ativos, realizadas no BB ou em qualquer outra instituição; consulta e apuração automática do IR devido; e apontamento dos valores exatos que devem serem recolhidos por meio de DARF.

Coinvalores

A ferramenta da Coinvalores custa 10 reais por mês ou 150 reais por ano. Se o investidor quiser fazer o cálculo retroativo, são 25 reais por cada mês solicitado. No primeiro acesso, o cliente informa o saldo inicial de ações a partir de uma data escolhida, podendo ser uma data retroativa ou não. Depois disso o sistema realiza a importação automática de dados, calcula o IR devido em operações nos mercados à vista, a termo e de opções e gera o DARF. Também é possível importar manualmente dados de operações realizadas em outras corretoras.


Elite

A Elite CCVM possui uma calculadora de IR feita em parceria com a Tema Sistemas, desenvolvedora do MyCapital. A ferramenta importa as informações automaticamente e emite o DARF, além de gerar o relatório com orientações para o preenchimento da Declaração de Ajuste Anual do IR. Também é possível calcular o IR devido em operações feitas em outras corretoras, por meio da integração das informações contidas no PDF da nota de corretagem ou da digitação manual no sistema. O preço é de 50 reais por mês ou 300 reais por ano retroativo.

Gradual Investimentos

A ferramenta da Gradual Investimentos sai por 40 reais ao mês, ou 200 reais por ano. Ela também pode ser usada para operações retroativas, que custam também 40 reais por mês calculado ou 200 reais pelo período de um ano. A importação de dados é automática, assim como a emissão do DARF, e ainda é possível incluir manualmente operações realizadas em outras corretoras. São emitidos relatórios como extrato mensal de resultados, custo por ação, extrato auxiliar de IR anual, operações no mês e demonstrativo de capital e extrato de fundo imobiliário.

HSBC

A corretora do banco HSBC oferece a calculadora de IR a um custo de 50 reais por mês ou 300 reais por ano. Ela considera operações à vista e day trade, calcula o preço médio das ações, faz ajustes de proventos e abate prejuízos de operações anteriores. A calculadora também gera o DARF e um relatório com informações sobre como informar as operações na Declaração de Ajuste Anual. A ferramenta também permite o cálculo de operações realizadas em outras instituições.

Icap/MyCap

O “IR Fácil” do MyCap, home broker da Icap, foi uma das primeiras calculadoras lançadas. As operações em Bolsa são importadas automaticamente para a calculadora e nos meses em que o cliente obtém lucro não isento, a ferramenta gera o DARF automaticamente. O serviço é oferecido sem custo extra para os clientes dos planos Flex (10 reais por ordem) e Especial (20 reais por odem). A calculadora também gera Extrato Auxiliar de IR Anual, Extrato Mensal de Resultados, Demonstrativo de Capital, Custo por ação, Nota de Corretagem, Operações do Mês e Oferta Pública e faz o ajuste de proventos e abatimento de prejuízos de operações anteriores. As operações de outras corretoras podem ser incluídas manualmente no sistema pelo cliente até a data de adesão à ferramenta. Cálculos retroativos também são permitidos e sem custo extra nem período limite para a inclusão. A consulta ao “IR Fácil” pode ser feita por PC’s, notebooks e androids. 

Omar Camargo

A Omar Camargo não oferece calculadora de IR, mas sim uma assessoria tributária que já calcula o IR devido para o cliente e entrega tudo pronto, com o DARF preenchido. O serviço custa 20 reais por mês.

Rico/ Octo Investimentos

A calculadora de IR do Rico, home broker da Octo Investimentos, é gratuita nos 30 primeiros dias e após esse período custa 19,80 reais por mês. A ferramenta permite ao cliente acompanhar seus investimentos de acordo com a movimentação da Bolsa; apurar resultados mensais e retroativos; obter o valor exato que precisa ser pago à Receita; e imprimir o DARF pronto para o pagamento.


Socopa

A calculadora da Socopa custa 30 reais por mês e possui uma taxa de adesão de 30 reais. A ferramenta calcula todas as operações do cliente automaticamente e emite um relatório informando todos os seus ganhos, imposto devido e IR a compensar etc., exatamente da forma como os dados devem ser declarados para a Receita. Não é necessário que o cliente preencha nenhuma informação. As operações realizadas em outras corretoras também podem ser calculadas, mas para isso o cliente precisa informar o custo de aquisição dos ativos.

Spinelli 

A Spinelli oferece o serviço “IR Pronto”, que realiza a apuração do imposto de renda e emite também o DARF automaticamente. O cliente também recebe um histórico das operações feitas ao longo do mês, podendo avaliar ganhos, prejuízos e se está na faixa de isenção do IR. Para contratar o serviço é preciso aderir ao plano de benefícios iVantagens que custa 15 reais mensais.

Título/Easynvest

A calculadora de IR do Easynvest, home broker da Título Corretora, importa os dados das operações realizadas pelo cliente e gera o DARF preenchido. O serviço custa 50 reais por ano.

TOV

Na segunda semana de abril, a TOV lançará sua calculadora de IR, que será integrada ao home broker do cliente e terá custo mensal de 15 reais. A apuração do IR será feita automaticamente e a ferramenta fará a geração do DARF para o cliente. Além disso, será possível consolidar operações que o cliente realizou por meio de outras corretoras.

Um Investimentos

A ferramenta da Um Investimentos importa as movimentações realizadas mensalmente de forma automática. É possível gerar resumo para declaração de IR, DARF mensal, demonstrativo de capital, operações mensais e proventos. E existe também a possibilidade de o cliente importar operações de outras corretoras. O custo da ferramenta é de 50 reais por mês, mas o cálculo retroativo relacionado a outros anos (de 2006 a 2012) pode ser feito por uma taxa de 300 reais para cada ano solicitado.

Walpires

O serviço da Walpires custa 20 reais por mês. O sistema calcula o IR sobre os lucros de operações à vista, de aluguel de ações, opções, mercado a termo e segmento BM&F. As informações são carregadas automaticamente na calculadora, que envia um e-mail mensal com a movimentação, os ganhos e prejuízos a serem compensados futuramente. O preenchimento do DARF é de responsabilidade do cliente.

XP Investimentos

A calculadora de IR da XP Investimentos importa automaticamente as notas de corretagem, mostra o saldo de imposto devido e gera relatórios que indicam o lucro e o prejuízo com cada ativo por mês, o custo médio pago por ação, relatório de lucro total no mês, além de abater o prejuízo mensal de acordo com as regras da Receita Federal. A ferramenta utiliza calcula o IR devido para operações à vista, de opções e a termo. O custo é de 50 reais por mês. No caso de cálculo de meses retroativos, o preço é de 300 reais por ano-calendário.