App GuiaBolso, que preenche gastos sozinho, chega ao Android

GuiaBolso se conecta com a conta do usuário no banco e já pode ser baixado gratuitamente no Google Play

São Paulo – O aplicativo de planejamento financeiro GuiaBolso, que preenche sozinho informações sobre despesas realizadas pelo usuário, acaba se ser lançado para aparelhos móveis com sistema Android

O app gratuito pode ser baixado no Google Play. Já era possível acessar as funções da ferramenta pelo site do aplicativo e também fazer o download da versão para aparelhos com sistema iOS na Apple Store.

Ao incorporar informações sobre a conta corrente e os cartões de crédito do usuário, o GuiaBolso dispensa o cadastro manual de cada renda recebida e das despesa realizadas, necessário para acompanhar o orçamento pessoal ao longo do mês.

Para realizar a conexão entre o aplicativo e o banco, basta inserir o número da conta corrente e senha da conta. 

Segundo os desenvolvedores do app, esse acesso é seguro. Ao obter os dados, o GuiaBolso somente pode visualizar as informações disponíveis no extrato bancário do usuário. O aplicativo não consegue realizar transações, para as quais os bancos costumam pedir uma segunda senha. 

A ferramenta utiliza a criptografia para proteger os dados de usuários, a mesma tecnologia de segurança usada pelas instituições financeiras na internet. 

A conexão automática entre o aplicativo e os dados bancários somente é válida se o usuário for cliente das seguintes instituições: ItaúBradescoSantanderBanco do Brasil ou HSBC.

É possível cadastrar mais de uma conta bancária ou cartão de crédito no aplicativo.

A GuiaBolso foi eleita a melhor startup do ano no Prêmio Infostart 2014, organizado pela revista INFO.

Lançada essa semana, a versão para Android já ocupa o 10º lugar entre os aplicativos de finanças mais baixados no Google Play. No mesmo tipo de ranking na Apple Store, fica em terceiro lugar. Em ambas as listagens o GuiaBolso somente fica atrás de apps de bancos e operadoras de cartões. 

Outras funções 

Ao coletar os dados bancários do usuário, o GuiaBolso já divide automaticamente as despesas por categorias de consumo, como lazer e moradia, conforme a descrição dos gastos no extrato.

Também é possível organizar os dados cadastrados de forma manual. Caso o usuário resolva colocar uma despesa cadastrada em outra categoria, o aplicativo consegue memorizar a mudança e passar a incluir esse tipo de gasto na classe de consumo escolhida.

A ferramenta também permite definir limites para gastos em cada categoria durante determinado período. O usuário pode monitorar se a meta foi ultrapassada ou não.