Ao comprar o imóvel de um amigo, sem banco, posso usar FGTS?

Especialista Marcelo Prata responde dúvida de leitor sobre o uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Envie a sua pergunta também

Pergunta do leitor: Vou comprar um imóvel de uma pessoa conhecida, com contrato de compra e venda, sem qualquer vínculo de financiamento com bancos. No contrato terá o valor da entrada e parcelas a serem pagas. Gostaria se sacar meu FGTS para dar como parte da entrada ao vendedor. É possivel?

Resposta de Marcelo Prata*:

Você pode utilizar o FGTS para pagar à vista um imóvel, ou então, como parte de pagamento desde que o financiamento seja com uma instituição financeira.

Sendo assim, é condição essencial que o “financiamento” seja por meio de um banco e não diretamente com o vendedor do imóvel.

No seu caso, para que consiga utilizar o FGTS, o caminho é que esse saldo que irá ficar pendente seja financiado nas linhas tradicionais de crédito imobiliário disponíveis no mercado, seja na Caixa ou nos bancos privados.

No entanto, tem algo que vale ser ponderado. Dependendo das condições que você esteja comprando esse imóvel, talvez não valha buscar um financiamento imobiliário no banco somente para utilizar seu FGTS.

Digamos, por exemplo, que essa pessoa conhecida tenha aceitado o parcelamento sem juros ou com juros equivalentes à remuneração da caderneta de poupança (0,5% a.m. + TR).

Mesmo que seja natural querermos sacar o FGTS em função de render somente 3% ao ano + TR, não valeria a pena, no seu caso, entrar num financiamento imobiliário no banco para isso, uma vez que o custo financeiro com juros será maior do que qualquer retorno que teria por não deixar o FGTS “parado”.

*Marcelo Prata é especialista em crédito imobiliário e fundador dos sites Canal do Crédito e Resale.com.br

Envie suas dúvidas sobre dívidas, empréstimos e financiamentos para seudinheiro_exame@abril.com.br.