A melhor época para reservar hotéis em cada parte do mundo

Estudo do TripAdvisor mostra com quanto tempo de antecedência é possível economizar até 20% no valor de hotéis em nove regiões ao redor do mundo e 25 cidades

São Paulo – Na América do Sul, o melhor momento para reservar hotéis para viagens marcadas entre junho, julho e agosto é com quatro meses de antecedência da data de partida, quando é possível encontrar diárias até 20% mais baratas do que as cobradas em datas mais próximas aos meses da viagem.

Já no Rio de Janeiro, o ideal seria fazer a reserva com três a cinco meses de antecedência, quando é possível encontrar descontos de até 11% nas acomodações se compararmos com os valores cobrados nos períodos mais caros.

É o que revela um levantamento feito pelo site de planejamento e reservas de viagens TripAdvisor, que mostra o período mais econômico para reservar hotéis para as próximas férias escolares em nove regiões e 25 cidades turísticas populares ao redor do mundo.

A melhor época para viajar varia de acordo com a região ou a cidade de destino do viajante e foi determinada com base nos períodos em que as diárias de hotéis são menores do que a média histórica de preços para o destino.

O TripAdvisor analisou informações obtidas a partir dos preços de reserva do site e de empresas parceiras, incluindo agências de viagem online e fornecedores hoteleiros, no período de abril de 2014 a fevereiro de 2016. O site incluiu no estudo apenas os hotéis com informações sobre preço das diárias consideradas representativas.

Veja abaixo os potenciais de economia para cada uma das regiões e cidades incluídas no estudo e compare a melhor e pior época para reservar hotéis nos meses de junho, julho e agosto.

América do Sul

Quem pretende viajar a países sul-americanos, pode economizar até 20% ao realizar reservas de hotéis com quatro meses de antecedência. Já nas semanas que antecedem a viagem é possível economizar apenas de 2% a 4% do valor da acomodação.

Estados Unidos

Os preços de hotéis nos Estados Unidos são quase constantes durante todo o ano, mas quem fizer a reserva dois meses antes da viagem pode economizar 7% no valor da estadia.

Europa

Viajantes que planejam uma visita à Europa entre junho e agosto devem reservar seus hotéis com três a cinco meses de antecedência da data da estadia para economizar até 23% do valor em relação ao preço cobrado no período mais caro.

Ásia

Reservar um hotel na Ásia com até três meses de antecedência pode garantir uma economia de até 23% em relação ao valor cobrado durante os meses mais caros. Os preços na região sobem discretamente de três a cinco semanas antes da viagem, seguidos por uma queda nas duas semanas antes da data de estadia.

Caribe

Ao reservar um hotel no Caribe com até quatro meses de antecedência é possível poupar até 7% do valor da hospedagem em relação a outros períodos.

América Central

Reservar um hotel três meses antes da viagem é a melhor forma de economizar com estadia na América Central: a economia pode chegar a 7% em relação a outros períodos.

Oriente Médio

Para quem planeja uma visita ao Oriente Médio, a economia pode chegar a até 24% se a reserva for feita quatro meses antes da viagem. Os preços têm leve aumento de três a quatro semanas antes da viagem, caindo novamente para reservas de última hora e nas duas semanas que antecedem a estadia.

África

Viajantes que buscam um hotel na África entre junho e agosto podem encontrar preços 21% menores se fecharem a reserva com cinco meses de antecedência. As tarifas aumentam um pouco entre três e cinco semanas antes da viagem, caindo pela última vez duas semanas antes da data de chegada.

Oceania

Para viagens durante as próximas férias escolares para a Oceania, o recomendado é reservar o hotel com cinco meses de antecedência, quando é possível economizar até 19% do valor.

Melhores épocas para reservar hotéis em 25 cidades

Destino Reserva Economia
Bancoc Até 3 meses antes 16%
Barcelona 2 a 7 meses antes 27%
Beijing 2-6 meses antes 16%
Berlim 2 a 5 meses antes 33%
Buenos Aires 1 a 4 meses antes 19%
Cancun 2 a 4 meses antes 16%
Cidade do Cabo 3 meses antes 13%
Dubai 2 meses antes 40%
Dublin 2 a 5 meses antes 14%
Hanoi 3 meses antes 16%
Istambul 5 meses antes 29%
Jacarta 3 meses antes 39%
Londres 3 a 5 meses antes 18%
Marrakech 4 meses antes 28%
Moscou 4 a 7 meses antes 55%
Mumbai 3 meses antes 17%
Nova York 2 a 4 meses antes 25%
Orlando 1 a 4 meses antes 10%
Paris 4 meses antes 32%
Praga 2 a 5 meses antes 33%
Rio 3 a 5 meses antes 11%
Roma 3 a 5 meses antes 32%
Singapura 2 semanas a 5 meses antes 26%
Sidney 5 meses antes 34%
Tóquio 2 a 5 meses antes 31%
Fonte: TripAdvisor