AS MELHORES EMPRESAS PARA VOCÊ TRABALHAR 2014

Etapas da Pesquisa

Conheça os detalhes das principais etapas do processo:

1- O QUESTIONÁRIO DOS FUNCIONÁRIOS

O Questionário do Funcionário foi criado para medir o grau de satisfação dos colaboradores em relação à empresa em que trabalham. Ele representa a parte subjetiva da pesquisa porque as respostas para as perguntas se baseiam na percepção que as pessoas têm sobre a organização que as emprega, o trabalho em si, os chefes e os colegas.

Esse questionário gera o Índice de Qualidade do Ambiente de Trabalho (IQAT), que tem o maior peso na composição da nota final da empresa (70%). Um dispositivo de seleção randômica, disponível após a inscrição da empresa, sorteia os funcionários que responderão a esse questionário. O Questionário dos Funcionários traz questões que cobrem as quatro categorias abaixo:

  IDENTIDADE – como os funcionários veem a empresa, o negócio em que ela atua e sua estratégia. Tem a ver com "vestir a camisa", com o orgulho que a pessoa sente em trabalhar naquela organização.

  SATISFAÇÃO/MOTIVAÇÃO – o objetivo é medir como os funcionários se sentem em relação ao que fazem, ao que recebem, aos processos de gestão adotados pela empresa e ao ambiente de trabalho.

  LIDERANÇA – avaliação da capacidade da chefia de inspirar, orientar e ser imparcial com seus subordinados.

  APRENDIZADO/DESENVOLVIMENTO – como os funcionários avaliam as oportunidades de aprendizado oferecidas pela empresa e o que ela efetivamente faz para promover seu desenvolvimento profissional.

2- O QUESTIONÁRIO DA EMPRESA

As etapas 1 e 2 ocorrem simultaneamente, porque o prazo para a devolução dos dois questionários, o dos funcionários e o da empresa, é o mesmo. O Questionário da Empresa, junto com o Book de Evidências, que veremos mais a frente, gera o Índice de Qualidade na Gestão de Pessoas (IQGP).

A primeira parte do Questionário da Empresa inclui informações gerais sobre a empresa (total de funcionários, missão, valores e grau de instrução dos funcionários, entre outros dados).

A segunda parte do questionário entra na avaliação da empresa em si e inclui quatro categorias, que verificam não só as políticas e práticas de RH adotadas, mas também incluem questões para medir a consistência, a sustentabilidade e a abrangência dessas ações. Vamos supor, por exemplo, que a empresa declara que adota uma política de recolocação para empregados demitidos. Nós queremos saber também há quanto tempo, em média, isso acontece e se qualquer funcionário, seja qual for o cargo, tem direito a esse benefício. A abrangência e o tempo têm impacto na nota da empresa. Isso vai valer para todas as quatro categorias do Questionário da Empresa, que estão listadas abaixo:

  ESTRATÉGIA E GESTÃO – avalia não só como a empresa aplica e mantém sua estratégia, mas o quanto ela comunica, consulta e envolve seus funcionários nas questões referentes a esse assunto. Essa categoria tem peso de 20% na nota final do Questionário da Empresa.

  LIDERANÇA – essa categoria tem peso de 20% no Questionário da Empresa. As questões avaliam se a empresa tem mecanismos para identificação e formação de líderes, além da formalização da responsabilidade do gestor na gestão do clima organizacional.

  POLÍTICAS E PRÁTICAS –essa categoria tem o maior peso na composição da nota final (40%) e avalia a empresa em quatro subcategorias: remuneração e benefícios; carreira, saúde e desenvolvimento.

  CIDADANIA EMPRESARIAL - impacto das ações, programas de voluntariado, questões relacionadas à ética, à maneira como a empresa lida com as pessoas com deficiência – tudo isso é avaliado nessa categoria, que também tem 20% de peso na composição da nota final deste questionário.

Monte o Caderno de Evidências (book) da empresa

O envio do caderno de evidências é fundamental para a avaliação das melhores empresas. Para isso, todas as companhias participantes da pesquisa devem enviar seu próprio Book (clique aqui para saber mais), um CD com texto contendo a descrição das práticas relacionadas à cada uma das categorias incluídas no Questionário da Empresa (estratégia e gestão; liderança; cidadania empresarial; e políticas e práticas, que é subdividida em remuneração, carreira, saúde e desenvolvimento). O limite do material descritivo é de cinco páginas (Word) por categoria, sendo 25 páginas no total.

O prazo para entrega do caderno de evidências segue o prazo limite para responder a pesquisa. Se você optar por responder via cartão de leitura óptica, deverá enviar o book em até 40 dias após a inscrição. Se optar por responder a pesquisa online, deverá enviar o book em até 50 dias após a inscrição.

ATENÇÃO!

A EMPRESA QUE NÃO ENVIAR O CADERNO DE EVIDÊNCIAS SERÁ AUTOMATICAMENTE DESCLASSIFICADA.

É importante ressaltar que o envio do material é obrigatório, mas somente as empresas pré-classificadas na pesquisa (as que serão visitadas pelo jornalista) é que terão seus books avaliados pelos nossos pesquisadores.

O material deve ser enviado à Editora Abril, no seguinte endereço:

Editora Abril
Av. das Nações Unidas, 7221, 20ºandar - Cep: 05425-902 – Pinheiros – São Paulo – SP.
Aos cuidados de Rosi Eringer

Nenhum material será devolvido para a empresa.

3- VISITAS ÀS EMPRESAS PRÉ-CLASSIFICADAS

As companhias pré-classificadas são aquelas que alcançaram as maiores notas dadas pelos funcionários e que também tiveram um número mínimo de questionários respondidos pelos funcionários (esse número, chamado de amostra mínima, varia de acordo com o total de empregados), não zeraram em nenhuma categoria avaliada e obtiveram pelo menos 25 pontos de média no questionário da empresa.

As pré-classificadas serão visitadas pelos jornalistas da VOCÊ S/A. Essa visita compõe uma das notas da empresa e pode eliminar a empresa, caso sejam detectados fatos que contrariem os dados obtidos no questionário dos funcionários e da empresa. Além disso, na etapa que antecede a escolha das 150 melhores empresas, quando as notas das pré-classificadas estão muito próximas e variam pontos decimais, a visita dos jornalistas é utilizada como fator de desempate e leva em conta aspectos qualitativos e comparativos.

A visita é um dos grandes diferenciais da pesquisa VOCÊ S/A - AS MELHORES EMPRESAS PARA VOCÊ TRABALHAR. Os jornalistas viajam por todo o país para falar com os funcionários do nível operacional e gerencial. É uma forma de identificar na prática e olho no olho o que os questionários revelam em números, além de conhecer – in loco – onde e como trabalham esses profissionais. Em 2013, 225 companhias em todo o Brasil foram visitadas pelos jornalistas.

4- REUNIÃO DE CONSENSO ENTRE A FIA E A VOCÊ S/A

Na última etapa do processo, as equipes da VOCÊ S/A e da FIA fazem uma reunião para classificar as melhores empresas para trabalhar no país. Em 2013, 481 empresas se inscreveram no Guia e 225 foram pré-classificadas e receberam a visita dos jornalistas da VOCÊ S/A.

Todas as informações sobre o progresso da empresa na pesquisa estão em uma página exclusiva que fica no http://melhoresempresas2014.abril.com.br/homedaempresa. Para acessar essa página, a empresa deve utilizar o login e a senha criados por ela no ato da inscrição.

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