AS MELHORES EMPRESAS PARA VOCÊ TRABALHAR 2013

O que é preciso para participar da pesquisa


1. Atender aos pré-requisitos

Só podem participar da pesquisa empresas que:

  Tenham 100 ou mais funcionários no momento da inscrição.
  Estejam operando no mercado brasileiro e/ou internacional há pelo menos cinco anos.
  Os mesmos critérios valem para empresas públicas e de tecnologia.

Todas as empresas que atenderem a esses pré-requisitos poderão se inscrever na pesquisa. O prazo de inscrição vai de 01/02/2013 a 31/03/2013. A participação é totalmente gratuita – tanto para a empresa quanto para os funcionários.

2. Escolher a forma de inscrição

  COMO EMPRESA –Isso pressupõe que todos os seus empregados, inclusive os que trabalham nas filiais, estão aptos a participar da seleção randômica, que escolherá aqueles que responderão à pesquisa.

  COMO GRUPO EMPRESARIAL – Os questionários devem ser respondidos por funcionários de todas as empresas do grupo.

  COMO DIVISÃO DE NEGÓCIOS –Um grupo pode escolher uma divisão/atividade/linha de negócios para ser avaliado. No caso, todas as empresas que fazem parte da mesma divisão/atividade/linha de negócios devem responder à pesquisa. A inscrição deve ser feita com o CGC/CNPJ principal daquela atividade. Essa mudança foi feita para evitar, por exemplo, que seja escolhida a melhor unidade para representar o grupo ou a divisão inteira. Assim, uma rede hoteleira não pode concorrer com apenas um de seus hotéis, mesmo que eles tenham CGC/CNPJ diferentes entre si. Deverão concorrer todas as unidades que pertencem à divisão/atividade/linha de negócios. Podem participar, no máximo, três divisões de negócio .

3. Dar OK no Termo de Compromisso

O termo de compromisso é um documento que explicita as regras e os pré-requisitos para participar da pesquisa. Concordar com ele é o primeiro passo para efetivar a inscrição da empresa.

4. Preencher a ficha de inscrição

Logo depois de concordar com as regras da pesquisa, que estão relacionadas no termo de compromisso, um profissional de recursos humanos designado pela empresa deve preencher a ficha de inscrição. O fornecimento de dados corretos é indispensável para o bom andamento da participação da empresa na pesquisa.

Os dados fornecidos são de total responsabilidade da empresa e serão usados durante todo o processo da pesquisa. As notas obtidas pela empresa também serão publicadas no anuário, caso a empresa se classifique entre as 150.

Na ficha de inscrição, a empresa já deve determinar o local (Cidade e Estado) que os jornalistas devem visitar, caso ela seja pré-classificada. Essa informação é fundamental para que a equipe da VOCÊ S/A programe os roteiros de viagem dos jornalistas que farão as visitas. Por isso, não será permitido fazer alterações posteriores.

5. Optar por responder via correio ou pela internet

Ao concordar com o termo de compromisso e preencher a ficha de inscrição, a empresa escolhe também como os funcionários devem responder à pesquisa: diretamente pela internet ou por meio de cartões de leitura óptica. Essa última opção existe para empresas que não têm possibilidade de disponibilizar computadores para que seus colaboradores respondam aos questionários.

Os organizadores do Guia enfaticamente recomendam a opção internet. As vantagens para as empresas são:

  Prazos mais longos para a devolução do material;
  Segurança de que não haverá extravio de respostas;
  Acompanhamento em tempo real ao número de funcionários que já responderam à pesquisa.

6. Respeitar os prazos para envio do material

  As empresas que optarem por participar da pesquisa utilizando a Internet têm 50 dias de prazo para concluir o processo.
  Se a opção for o cartão de leitura óptica, o prazo é de 40 dias

O prazo começa a contar a partir da data de postagem do material (senhas de acesso ou cartões de leitura óptica). As empresas serão informadas por e-mail sobre sua data limite. Também poderão acompanhar o processo on-line, na página exclusiva da empresa que fica no site http://melhoresempresas2013.abril.com.br/homedaempresa, usando seu login e senha.

7. Receber a visita dos jornalistas da VOCÊ S/A

Todas as empresas pré-classificadas receberão os jornalistas da VOCÊ S/A para uma visita. Essas visitas compõem a nota final da empresa, e têm o poder de eliminar uma empresa caso sejam detectados fatos que contrariem os dados obtidos nas etapas anteriores.

É fundamental que as empresas sigam as instruções previamente passadas pelo jornalista responsável no momento de agendamento da visita, como agrupar o número mínimo necessário de funcionários para as reuniões. Não será permitida a entrada de funcionários de última hora – ou seja – que não estavam na planilha anteriormente passada pelo jornalista. A pontualidade também é importante no processo.

Todas as informações sobre o progresso da empresa na pesquisa estão em uma página exclusiva que fica no http://melhoresempresas2013.abril.com.br/homedaempresa. Para acessar essa página, a empresa deve utilizar o login e senha criados por ela.

Hora da Festa!

Em setembro, a VOCÊ S/A organiza em São Paulo um evento para 1 000 representantes de empresas que entraram na lista. Na ocasião, as eleitas do ano recebem, em primeiríssima mão, a edição 2013 do Guia VOCÊ S/A – As Melhores Empresas para Você Trabalhar. Boa Sorte!

Editora Abril

Copyright © Editora Abril - Todos os direitos reservados