São Paulo - A combinação de um feedback mal estruturado com a falta de preparo para recebê-lo pode ser desastrosa. É o que mostra um estudo da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos. Segundo a pesquisa, uma crítica malfeita tem impacto na carreira até seis vezes mais forte do que um elogio.

A consequência é que o funcionário passa a render menos. A VOCÊ S/A identificou as críticas mais frequentes para ajudá-lo a não deixar que uma boa oportunidade de crescimento se transforme em um momento de desmotivação.

"Não é criativo"

Como agir: As definições de criatividade variam e podem estar relacionadas à melhora de processos ou à capacidade de ter ideias inusitadas. Identifique o que o gestor quer dizer e veja se é possível mudar. Pessoas menos criativas podem se desenvolver com a troca de ideias com outros profissionais e buscando referências.

"Não bate metas"

Como agir: Faça uma análise de seu trabalho para verificar se o feedback é condizente com o que foi acordado. Às vezes, o gestor está baseando a crítica em metas não combinadas. Se o caso for esse, mostre seus resultados. Se não, peça para o gestor sinalizar a meta não batida e o que você deve fazer para melhorar.

"Não entrega no prazo"

Como agir: Nunca coloque a culpa em outra pessoa da equipe. Identifique as causas do atraso, assuma o erro e se organize para que isso não se repita. Se perceber que não vai conseguir cumprir o prazo, avise com antecedência. Pedir mais prazo antes de aceitar a tarefa não caracteriza preguiça.

"Você precisa ser mais humilde"

Como agir: Perceber os exageros do próprio ego não é fácil. Peça exemplos de situações em que você agiu com arrogância. Durante uma discussão, tenha a humildade de admitir que você pode não ter razão, e, mesmo se estiver certo, não anule a opinião dos outros. Conquiste empatia na hora de defender algo.

É muito desorganizado

Como agir: Antes de levar a frase para o lado pessoal, tente compreender o que significa ser organizado para a pessoa que deu esse feedback. Uma simples mudança, como anotar as tarefas em uma agenda ou compartilhar compromissos, pode ajudar. Também há aplicativos que auxiliam na organização de tarefas.

Não está pronto para uma promoção

Como agir: Se você se considera preparado para mudar de cargo, verifique se seu chefe tem razão ao dizer o contrário. Seja perseverante, busque informações sobre as habilidades que você precisa para crescer e peça a opinião para profissionais que admira. Preencha esses gaps e fale com o seu gestor novamente.

Não entende a missão

Como assim: Avalie se a missão foi passada pela empresa de forma clara e objetiva. Em caso positivo, tente se comunicar melhor com seu gestor e não tenha medo de fazer uma pergunta que pareça óbvia. É melhor pecar pelo excesso de comunicação do que entregar algo que não esteja alinhado com a estratégia da empresa.

Não se relaciona com as pessoas

Como assim: Saber se relacionar é fundamental em qualquer carreira. Ao receber este feedback, analise se você trata as pessoas com respeito e entende as necessidades dos outros. Preste atenção nas palavras que usa para conversar com os colegas e observe as atitudes de outros profissionais da empresa.

Tópicos: Comportamento, Etiqueta no trabalho, Feedback