Jaboatão dos Guararapes (CE) - Os jovens falam com orgulho da empresa. "Eu tinha um sonho de trabalhar aqui. A marca Coca-Cola é admirada em todos os lugares e abre portas", conta um deles. Isso porque a companhia responde diretamente à The Coca-Cola Company com a produção e a distribuição de 25 tipos de bebida do portfólio de refrigerantes Coca-Cola e da cervejaria Femsa para os estados de Pernambuco e Paraíba.

Quem trabalha na sede da empresa se sente valorizado e com possibilidades de crescimento. As vagas disponíveis são comunicadas, primeiro, internamente para que os funcionários possam candidatar-se. Com o Programa de Meritocracia, os jovens ganham pontos de acordo com o desempenho positivo, que é levado em conta na hora de receber promoções.

No entanto, entre os empregados das filiais e da fábrica, não há tantos elogios quando o assunto é promoção. Mas eles acreditam que isso vá melhorar, já que o programa foi implantado nas indústrias há menos de um ano. A empresa criou o programa Trilha de Carreira, que deixa claras as possibilidades de crescimento profissional.

Dessa forma, é possível desenvolver o que é necessário para fazer as movimentações horizontais e verticais de acordo com os objetivos de cada um. A Coca-Cola Guararapes também valoriza as ideias. O programa Banco de Ideia Guararapes foi criado para dar ouvidos a opiniões e sugestões dos funcionários.

Em 2012, 264 ideias foram registradas, das quais 110 foram implantadas, um crescimento de 424%. A Coca-Cola Guararapes também criou há dois anos o controle de jornada e os transit points, lugares mais próximos às áreas de atuação dos vendedores para que eles levem menos tempo no trânsito para voltar para casa. 

Ponto(s) positivo(s) Ponto(s) negativo(s)
A Trilha de Carreira é realizada de acordo com a avaliação de desempenho, que permite que o funcionário ganhe bolsas de até 70% em cursos profissionalizante,
técnico e superior.
Os jovens de fora da matriz reclamam de menos possibilidades de crescimento e promoção. Eles também gostariam que a empresa ampliasse a rede de parcerias com universidades e cursos para facilitar a formação. 

Tópicos: Melhores Empresas para Começar a Carreira, Carreira jovem, Mercado de trabalho